Alarme com acionamento por controle remoto

Este alarme utiliza sensores do tipo normalmente fechado, mas também pode ser agregado um sensor infravermelho de presença, encontrado geralmente em alarmes comerciais.

O acionamento do alarme é feito através de um controle remoto de portão. No caso do autor, foi usado um controle remoto RCA1 ou Trai, no entanto qualquer um que funcione com 12 V pode ser empregado. O relé K3 é o relé do receptor do controle remoto. Com os valores de C1 e R1 sugeridos no texto, o alarme ficará acionado por aproximadamente 19 minutos após o disparo. O 5CR serve para evitar que o alarme fique disparado ininterruptamente em caso de falha de um sensor.

Se, por exemplo, foi usado um sensor magne a porta for aberta e assim permanecer, o alarme desligará após decorridos 19 minutos. Se ela for fechada, ele rearmará e será disparado quando for aberta novamente.

Quando o LEO está piscando, o alarme está funcionando. Com o LED apagado, o alarme estará bloqueado. Os contatos do relé K1 podem ser usados para acionar uma sirene e uma disca Dora telefônica. Os terminais do relés K podem ser empregados para acionar algumas lâmpadas da casa, que ficarão piscando, ou então qualquer outro aparelho de forma intermitente.Os relés K1 e 1<2 são do tipo com bobina de 12 V com um contato reversível e corrente máxima de 10 ampares. ci1 é um circuito integrado 4017 e C12 um circuito integrado 555.