Alarme residencial

Este alarme residencial tem dois tipos de sensores. O primeiro é um foto- transistor que permanece iluminado por uma fonte de luz qualquer, como por exemplo uma lâmpada.
Quando a luz é interrompida, o alarme dispara ativando o sistema de aviso. O segundo é o sistema tradicional de fio fino enlaçado nos locais a serem protegidos, o que, rompido, provoca o disparo do sistema de aviso.

O circuito é alimentado com uma tensão de 8 V que pode vir 4 pilhas grandes e apresenta uma corrente muito baixa na condição de espera (figura1).
Os circuito dos sensores são separados, ativando um SCR que aumenta um oscilador de áudio com dois transistores. Como o SRC se mantém disparado, mesmo que os sensores sejam rearmados, existe um interruptor de pressão para fazer o alarme, em pêndulo, com SCR
O alto-falante de 8 º deve ter bom rendimento para maior volume de som. O eletrolítico é de 12 V ou mais, a todos os resistores são de 1/8 W. R5 e C1 determinam a tonalidade do som emitido podemos ter seus valores alterados. Para maior sensibilidade do sensor óptico, o foto-transistor deve ser dotado de uma lente convergente a sua frente, apontando para fonte de luz.