» » Auto alarme infalivel

Auto alarme infalivel

Este circuito dispa um alarme ( no caso buzina) e ao mesmo tempo corta a alimentação do sistema de ignição, em caso de haver a tentativa de roubo de um carro. O circuito é acionado por um sistema infravermelho.
Na figura 1 temos o diagrama do receptor, que deve ficar como sensor em ponto visível no carro. Este sensor é um foto transistor que recebe o sinal de um transmissor.


Temos , além disso, as chaves sensor as que são colocadas nas portas dos veículos de modo a serem acionadas na sua abertura. O circuito de transmissor infravermelho de controle é mostrado na figura 2.


Usamos este transmissor para ligar e desligar o alarme, bastando para isso apontar o emissor para o sensor e pressionar S¹.
O funcionamento geral pode ser resumido da seguinte forma: quando se pressiona S¹, o foto transmissor recebe o sinal infravermelho e o envia a dois transistores que excitam diretamente um 4017. Na saída do 4017 é ligado um relé que faz a comutação do alarme, ligando e desligando-o.
A alimentação vem da própria bateria do carro, sendo feita a sua ligação conforme mostra a figura 3.

 Nesta figura também temos o modo de intercalar o circuito do próprio carro ajuste de modo que ele seja cortado em caso de disparo.
O LED serve para indicar quanto o alarme está ativado.

Gostou do que viu? Compartilhe!