Bomba d’agua automática

Neste circuito temos o acionamento automático de uma  bomba d”água quando o nível de seu reservatório está abaixo do sensor 1; o desligamento ocorre quando a água atinge o nível Maximo, ou seja, o sensor 2.
Quando a água esta abaixo do sensor 2, a porta inversora 2 está com nível baixo na  entrada e alto na saída, saturando Q¹ que coloca tensão no SCR. Quando a água está no nível mínimo, o sensor 1 coloca nível baixo na entrada da porta inversora 1, e alto na saída, o que provoca o disparo do SCR. O SCR mantém se ligado, por suas características, e dispara o triac, ligando a bomba.
Quando a água atinge o sensor 2 (nível Maximo )  a porta inversa 2 tem sua saída levada ao nível baixo, o que causa o corte do Q¹, e o desligamento do SCR. Nesta condições o triac também desliga e, e com isso, a bomba. Este tipo de controle evita funcionamento  intermitente pelo balanço da água. O 4069 pode ser substituído pelo 4001 usado como inversor. A alimentação é feita com 15 V x 300 mA. Os sensores são fios com pontas descascadas.

4 thoughts on “Bomba d’agua automática

  1. Thiago disse:

    Também pode se fazer com sensores de alarmes de motos (sensor com metal liquido) com um trasformador de 12 volts alimenta um rele, que dependendo da posiçao do sensor ai ele é acionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>