Bomba d’agua automática

Esquema de Controle

Neste circuito temos o acionamento automático de uma  bomba d”água quando o nível de seu reservatório está abaixo do sensor 1; o desligamento ocorre quando a água atinge o nível Maximo, ou seja, o sensor 2.
Quando a água esta abaixo do sensor 2, a porta inversora 2 está com nível baixo na  entrada e alto na saída, saturando Q¹ que coloca tensão no SCR. Quando a água está no nível mínimo, o sensor 1 coloca nível baixo na entrada da porta inversora 1, e alto na saída, o que provoca o disparo do SCR. O SCR mantém se ligado, por suas características, e dispara o triac, ligando a bomba.
Quando a água atinge o sensor 2 (nível Maximo )  a porta inversa 2 tem sua saída levada ao nível baixo, o que causa o corte do Q¹, e o desligamento do SCR. Nesta condições o triac também desliga e, e com isso, a bomba. Este tipo de controle evita funcionamento  intermitente pelo balanço da água. O 4069 pode ser substituído pelo 4001 usado como inversor. A alimentação é feita com 15 V x 300 mA. Os sensores são fios com pontas descascadas.

 

Deixe sua nota para esta postagem:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

© 2013 Eletronicos.etc.br
Política de Privacidade - Termos de uso