Carregador de baterias

Neste circuito (figura) a tensão da rede é reduzida, retificada e filtrada por meio de T¹, D¹, D² e C¹ R¹ serve para limitar a corrente de D³ que tem por finalidade indicar que o circuito está ligado. R4 controla a corrente de carga da bateria.


A etapa de controle é formada por R², R³, Cl¹ e Q¹ além do relé. O circuito integrado “lê” em suas entradas as tensões da bateria em recarga, e R² é ajustado para que enquanto V bat for menor que VR² a bateria seja recarregada. No momento em que a situação se inverte Q¹ conduz e o relé que desliga o circuito é acionado.
S² seleciona a tensão da rede, e S¹ é o botão que liga o circuito.
O diodos D¹, D² e D4 são retificadores, enquanto que T¹ é um transformador de 12 V/2 A. O capacitor C¹ é para 25 V, não sendo indicado valor maior. O Resistor R4 é de 6,8 º x 15 W, fixando a corrente de carga no valor menor a 2 A
Cl¹ é um amplificador operacional, tendo sido usado um 741, e Q¹ é um transistor NPN, que pode ser da família BC ou BD139.
Na figura 2 temos um gráfico para as tensões numa bateria durante o processo de carga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>