Este circuito tem um teclado que poderá ser construído ou aproveitado de alguma maquina de calcular ou semelhante abandonada, Nesta parte do circuito temos os integrados LS93,LS139, LS153 e LS14 que funciona como gerador de clock.
Quando a tecla for pressionada o circuito de varredura vai para o clock e o valor do contador naquele instante Serpa transferido para o segundo bloco do circuito que contém os integrados LS32, LS154.
O principal integrado deste setor é o LS154 que dependendo do código de entrada vai selecionar uma de suas 16 saídas. Daí vem a programação; as saídas deverão ser curto circuitadas com as entradas do flip-flops que estão ligadas em cascadas, ou seja, se os códigos não forem passados ordem correta um flip-flop não habilitará o seguinte e com isso não teremos o acionamento do relé.
O terceiro bloco do circuito é a armadilha no qual a programação pode optar pelo uso de tecla que, se forem acionadas provocará o reset dos flip-flops. Este circuito é formado pelos integrados LS21 e LS08.
É importante observar que, quando um código correto é digitado haverá um pulso no relé com o imediato reset amento dos flip-flops. Este pulso é gerado por um 555 mono estável que além de provocar o reset, também aciona um LED indicado que o código correto foi acionado.
No circuito armadilha foi acrescentada uma malha “Power –on” que garantirá que o circuito está pronto para funcionar quando for energizado.
Os componentes não são críticos com exceção do LS154 que não é muito fácil de se encontrar.