» » Chuveiro Elétrico – Esquema de Funcionamento

Chuveiro Elétrico – Esquema de Funcionamento

Para entendermos o esquema de funcionamento de um chuveiro elétrico é preciso, primeiramente, saber do que ele é formado, quais são as suas peças.

Um chuveiro elétrico é formado pelo resistor (ou resistência, que transforma energia elétrica em energia térmica) e por uma peça (membrana) de borracha. O resistor é formado de metal (níquel ou cromo, ou mesmo os dois) que consegue chegar a altas temperaturas em pouquíssimo tempo e sem danificar a própria estrutura.

resistencia-chuveiro-eletrico

Como o Chuveiro Elétrico Funciona?

Quando o registro do chuveiro elétrico é aberto, a água entra no chuveiro e se acumula, fazendo pressão sobre a peça de borracha que sobe e aciona mecanismos elétricos que ficam mais acima da parte interna do mesmo. Com isso, a corrente elétrica é acionada, percorrendo e aquecendo toda a resistência. Quando a água passa pela resistência é então aquecida e sai pelos orifícios já em temperatura mais alta! Quando o chuveiro é desligado a peça de borracha que estava mais acima desce de volta à sua posição e inicial e desativa todo o processo.

Controle de Temperatura do Chuveiro Elétrico

Sabemos que os chuveiros elétricos permitem a mudança de temperatura da água entre fria, morna ou quente. Isso é possível pois existem chaves elétricas que regulam o percusso da corrente elétrica pela resistência: quanto mais longo o caminho, ou seja, quanto maior a resistência, menor a temperatura da água; e quanto menor o caminho (quanto menor a resistência), maior a temperatura.

A pressão com que a água cai no chuveiro também influencia em sua temperatura final, pois quanto mais água passar pela resistência, mais calor será necessário para aquecê-la, e quanto menos água passar pela peça, menos calor é despendido para tornar a água quente. É por esse motivo que, quanto menos se abre o registro do chuveiro, maior é a temperatura da água, pois ela cai em menor quantidade.

Gostou do que viu? Compartilhe!