Circuito elétrico de distribuição

A energia elétrica que chega nas casas de todas as cidades estão muito longe das usinas que geram a mesma e por isso é preciso que existam circuitos elétricos de distribuição para fazer esta comunicação possível.

Circuito elétrico de distribuição

Entenda mais sobre funcionamento dos circuitos elétricos de distribuição

Estes grandes circuitos fazem com que a energia gerada nas usinas hidrelétricas chegue aos consumidores finais mas neste percurso podem acontecer muitas perdas em virtude do aquecimento dos fios com a passagem da energia elétrica.

Para reduzir esta situação existem nestes circuitos transformadores os quais contém dois circuitos elétricos que envolvem um núcleo de ferro fechado e é possível ainda contar com um gerador o qual é usado para aumentar a tensão elétrica gerada na usina e reduzir a intensidade de transmissão da corrente elétrica.

Já o transformador elevador de tensão que também integra este tipo de circuito faz uma elevação da tensão e diminui a intensidade da corrente elétrica no circuito secundário caso haja a necessidade de reduzir a intensidade com que a corrente elétrica é transmitida.

Assim, os circuitos elétricos de distribuição são grandes organizações que levam a eletricidade das usinas geradoras até as casas dos consumidores mas existe a necessidade de uma série de mecanismos neste percurso para garantir a maior eficiência no processo.