» » Circuito Testador de Cristal: principais características e modo de funcionamento

Circuito Testador de Cristal: principais características e modo de funcionamento

O circuito testador de cristal oscilador se refere de forma básica a um mecanismo utilizado para verificar a qualidade de um cristal oscilador que, por sua vez, consiste em um componente eletrônico que utiliza a ressonância feita por um cristal em vibração por meio de um material piezoeletrônico criando, com isso, um sinal elétrico com frequência precisa.

Circuito Testador de Cristal

Detalhes de como funciona um circuito testador de cristal

Este tipo de circuito eletrônico irá verificar se o cristal oscilador está funcionando de forma adequada ou se possui algum tipo de defeito sendo indicado para realizar testes em cristais que geram frequências de 1 até 30 MHZ.

Com relação à sua atividade o circuito testador apenas informa se o cristal está oscilando de maneira adequada mas não identifica a frequência em que ele está oscilando.

O seu funcionamento é bem simples atuando apenas quando um cristal é colocado em sua estrutura e inicia a sua oscilação sendo que neste momento um segundo transistor que ele contém inicia a condução com relação ao movimento do cristal acendendo o LED que possui para indicar a qualidade ou não do material analisado.

Assim, o circuito testador de cristal é uma interessante possibilidade de verificar o funcionamento e adequação de osciladores de cristal que são utilizados de forma constante para transmissões de rádio e relógios de quartzo.

Gostou do que viu? Compartilhe!