» » Como a tensão da grade controla a corrente de placa

Como a tensão da grade controla a corrente de placa

A Figura  mostra como a tensão de polarização na grade de uma válvula a vácuo determina a corrente de placa e como a alteração desta tensão de polarização irá alterar a corrente de placa. Na Figura 1a, existe uma tensão negativa de polarização da grade determinada pelo resistor R. Neste circuito, o resistor é ligado como potenciômetro. O potenciômetro é um resistor variável ligado de tal forma que controla a tensão. Neste circuito, o resistor R controla a tensão da grade.

Figura 1

Uma vez que R está ligado diretamente sobre a bateria, uma corrente flui Continuamente através do mesmo. A queda de tensão sobre R é marcada como um sinal – ou +. Observe que o sinal + está no ponto de massa de modo que está no lado de catodo da válvula. Deslocando o braço do resistor, pode alterar a tensão da grade de o volts para um valor negativo máximo, com relação ao catodo.

O ajuste na Figura 1a é —2 volts. Isto é a tensão de polarização na ausência de sinal para a válvula. Como esta tensão de polarização de grade de —2 volts, a corrente de placa é de 20 miliampères (no circuito da Figura 1a a corrente em vazio é de 20 miliampères).

Na Figura 1b, o braço do resistor é deslocado para um ponto menos negativo da tensão sobre R. Nesta posição, a tensão da grade é — l volt. Tornando a tensão da grade menos negativa, faz a corrente de placa aumentar. Agora, a corrente de placa é de 30 miliampères. Observe que uma mudança de 1 volt sobre a grade produziu uma alteração de lO miliampéres de corrente na placa.

Na Figura 1c, o braço do resistor variável foi deslocado para o lado mais negativo da tensão sobre R. A tensão sobre a grade é agora de —3 volts. A tensão mais negativa da grade reduz a corrente de placa para 10 miliampères.

Neste circuito, presumimos que a tensão de polarização na ausência de sinal é de
—2 volts. Esta tensão de polarização estabelece a corrente de placa em vazio a 20 miliampères. Isto não é nem o valor máximo nem o valor mínimo da corrente que pode fluir através da válvula. Aumentando ou diminuindo a tensão da grade, permite aumentar ou diminuir a corrente da placa, conforme desejado.

Na prática, a tensao sobre a grade é variada por um sinal de entrada, em vez de o ser com um resistor variável. Porém, o princípio de operação é o mesmo.

Gostou do que viu? Compartilhe!