» » Como a tensão de polarização afeta a corrente de dreno

Como a tensão de polarização afeta a corrente de dreno

A operação dos transistores JFET e MOSFET tipo redução é muito semelhante à operação das válvulas a vácuo.

Quando usamos o termo transistor FET estamos nos referindo a ambos os transistores JFET e MOSFET. Iremos usar os termos transistor JFET e transistor MOSFET quando queremos referir-nos a um dispositivo específico. Tanto as válvulas a vácuo como os transistores FET usam uma tensão (sobre seus eletrodos de controle) para controlar a intensidade da corrente que flui através dos mesmos.

Figura 1

Porém, lembre-se de que todas as válvulas requerem uma tensão negativa sobre sua grade, mas alguns tipos de transistores FET requerem uma tensão positiva na porta. Em outras palavras, as polaridades da tensão de polarização podem não ser as mesmas para todos os tipos de dispositivos amplificadores. A Figura 1 mostra um exemplo de polarização sobre um transistor JFET de canal P. Vamos assegurar que a tensão de polarização na ausência de sinal nesta aplicação é + 3 volts. Isto é determinado por um resistor variável R sobre uma bateria. Neste caso, a tensão sobre R torna-se mais positiva, conforme você vai se afastando da terra.

Na Figura 1 a tensão de polarização na ausência de sinal é estabelecida em + 3 volts. Isto estabelece a corrente de dreno em 20 miliampères. Na Figura 1b, a tensão de polarização foi reduzida e isto aumenta a corrente de dreno. Lembre-se de que, num transistor JFET de canal P, quanto mais positiva for a tensão do bloqueio, menor é a corrente de dreno.

Na Figura 1c, a tensão de polarização foi aumentada para 4 volts. Isto reduz a corrente de dreno para 10 miliampères. Desta forma, a alteração na tensão de bloqueio causa alterações na corrente de dreno. Da mesma forma que na válvula uma pequena alteração na tensão de controle causa uma alteração relativamente importante na corrente que flui através do componente.

Em todos os dispositivos descritos, a corrente ou tensão de polarização estabelecem a intensidade da corrente que flui através do dispositivo. A corrente de saída foi sempre estabelecida, de modo que alterando a tensão de polarização irá aumentar ou diminuir a corrente de saída.

Resumo

  1. Numa válvula a vácuo, uma pequena alteração na tensão da grade causa uma alteração importante na corrente de placa.
  2. Num transistor bipolar, uma pequena alteração na corrente da base causa uma alteração importante na corrente de coletor.
  3. Num transistor FET, uma pequena alteração da tensão da porta causa uma alteração importante na corrente de dreno.
  4. As válvulas a vácuo e os transistores FET são dispositivos operados por tensão. Transistores bipolares são dispositivos operados por corrente.

Gostou do que viu? Compartilhe!