» » Como é estabelecida a capacidade dos resistores variáveis

Como é estabelecida a capacidade dos resistores variáveis

 Resistores variáveis (geralmente chamados potenciômetros) sào determinados pela sua resistência máxima. Um resistor variável de 10 k Ω possui uma faixa de resistências de O até 10.000 ohms. Lembre-se de que “K” significa multiplicar por 1.000. Como no caso de resistores fixos, os potenciômetros são também determinados pela sua wattagem. Isto é uma indicação de quanto calor o potenciômetro pode dissipar sem ser destruído.

A seguir, temos uma regra muito importante que precisa ser lembrada na substituição de qualquer tipo de resistor num circuito:

 Regra

Nunca substituir um resistor ou um resistor variável com ou(ro de menor capacidade em watts.

(Observe que o símbolo indicado à direita é usado em todo o livro como símbolo de cuidado. Ele irá chamar sua atenção sobre detalhes especialmente importantes para sua segurança pessoal e/ou a operação segura do equipamento.)

Um terceiro método de identificar resistores variáveis é por seu gradiente. Isto é simplesmente uma maneira de dizer como o valor da resistência varia com a rotação do eixo (vide Figura 2-6).

Na Figura a a resistência aumenta diretamente com a rotação do eixo. Você poderá notar que no ponto médio a resistência é igual à metade da resistência total. Este tipo de resistor é chamado de resistor com gradiente linear (ou potenciômetro linear).

Na Figura b, o valor da resistência não está em relação direta com a rotação do eixo. Observe aqui que, quando o eixo for girado até a metade do curso, a resistência é menor que a metade da resistência total. Este tipo de resistor é de gradiente não-linear.

Resistores sariáeis possuem um gradiente: (a) este possui um gradiente linear: (b) este possui um gradiente não-linear.

 Resistores variáveis usados para controles de volume em aparelhos de rádio e televisão possuem um gradiente não-linear. Isto porque o ou ido não reage da mesma forma a pequenos aumentos de volume quando o som for baixo como reage quando for alto. Usando um protenciõmetro não-linear, a mudança de volume parece ser a mesma quando o potenciôrnetro for alterado de urna certa quantidade em volume alto e em volume baixo.

Gostou do que viu? Compartilhe!