» » Como é usada a polarizacão por controle automático de volume com transistores bipolares

Como é usada a polarizacão por controle automático de volume com transistores bipolares

A polarização por controle automático de volume pode ser usada com transistores, assim como com válulas a vácuo. Porém, existe uma diferença importante entre os circuitos de válvulas e os circuitos de transistores no caso da polarização com controle automático de solume. Para entender esta diferença, é preciso referir-se á Figura 1.

Figura 1

A Figura 1a é um gráfico da tensão de grade de uma válvula a vácuo verso o ganho desta válvula. Quando a tensão de polarização d grade for ajustada a 1 volt, o ganho do amplificador está no ponto b. O ponto importante sobre o gráfico na Figura 1a é que, conforme a tensão de polarização da grade for tornada mais negativa, o ganho diminui.

A Figura 1b mostra um exemplo de gráfico da corrente de polarização da base de um transistor bipolar verso seu ganho. Conforme a corrente de polarizaçào da base aumenta de O a 2 miliampéres, o ganho do transistor aumenta. Quando a polarização for aumentada além de 2 miliampêres, o ganho do transistor começa a diminuir. Isto significa que o ganho do transistor irá aumentar, conforme você aumenta a corrente de polarizacão da base até um certo ponto. Depois deste ponto, o ganho diminui conforme você continua aumentando a corrente de polarização da base.

Se um transistor num rádio for polarizado por controle automático de volume, dc tal forma que a diminuição na corrente de polarização da base cause uma diminuição no ganho, a condição é conhecida como controle auto,nático de volume reverso. Isto está indicado na área sombreada da cura da Figura 1h. Se um aumento da corrente de polarização causar uma redução do ganho, isto é chamado controle automático de volume direto.

Uma comparação entre a polarização em válvulas e a polarização de transistores bipolares pode ser feita agora. Existem seis métodos para polarizar válvulas: polarização por bateria, polarização por fonte de alimentação, polarização por contato, polarização de catodo (também chamada de autopolarização ou polarização automática), polarização por fuga de grade e polarização por controle automático de volume ou controle automático de ganho).

Os transistores podem ser polarizados com polarização por bateria, polarização por fonte (te alimentação, polarização simples, polarização por divisor (Je ten são e polarização por controle automático (te volume (ou controle automático de ganho).

Os transistores bipolares não são polarizados pelos seguintes métodos: polarização por contato, auto polarização ou polarização por fuga de grade.

Resumo

  • Na maioria dos circuitos de ‘válvulas, não há fluxo de corrente no circuito de grade.
  • Num circuito de transistores bipolares, a corrente deve fluir no circuito da base.
  • Baterias separadas podem ser usadas para obter a tensào de polarização da base e a tensão do coletor.
  • Fontes de alimentação separadas podem ser usadas para obter a tensão de polarização da base e a tensão do coletor.
  • A tensào de polarizaçào da base pode ser obtida de um simples resistor ligado entre a base e a fonte de alimentação. Isto é chamado polarização simples.
  • Um disisor de tensão pode ser usado para obter a tensão da base necessária para polarizar um transistor.
  • Um transistor pode ser polarizado com uma tensão de controleautomático de volume (ou de controle automático de ganho).
  • Se uma redução de corrente de polarização da base do controle automático de volume causa uma redução no ganho do amplificador transistorizado. isto é chamado controle automático de volume reverso.
  • Se um aumento da corrente de polarização da base do controle automatico de volume causa uma redução no ganho do amplificador transistori,ado. isto é chamado controle automático de volume direto.
  • Os transistores nào são polarizados pelos seguintes métodos: polarizacão de contato, autopolari7açào ou polarização por fuga de grade.
  • Existem seis métodos para polarização de válvulas e apenas cinco metodos para polarização de um transistor.

Gostou do que viu? Compartilhe!