Como funciona uma válvula triodo

O princípio do triodo está indicado na Figura 3-1. Esta válvula possui um catodo, uma placa e uma grade de arame no meio. Urna baixa tensão negativa é aplicada à grade. Esta tensão é chamada tensão de polarização e sua finalidade é limitar o número de elétrons que podem passar do catodo para a placa.

Numa válvula triodo, a grade controla a corrente de elétrons

As setas indicam que muitos dos elétrons irão passar através dos espaços da grade: porém, alguns são repelidos pela carga negativa na grade. Você deve lembrar que “cargas iguais se repelem” e, portanto, a grade negativa repele alguns elétrons negativos de volta para o catodo.

Quanto mais negativa for a tensão de polarização da grade, mais elétrons a grade irá repelir e menor será o número de elétrons que atinge a placa. A tensão na grade controla, de fato, o número de elétrons que atinge a placa. O fluxo de corrente é medido pelo número de elétrons que passa por um determinado ponto, a cada segundo. Pode-se ver, assim, que a tensão negativa de polarização da grade controla, de fato, a corrente na placa. Esta corrente é chamada corrente de placa (Ip).