» » Como Instalar Chave Boia em Reservatório

Como Instalar Chave Boia em Reservatório

Uma chave boia é uma espécie de controlador do nível de água em um tanque, caixa d’água, etc, e possui mecanismos para detectar níveis baixos de água e acionar o abastecimento, ou para detectar que o reservatório está cheio e interromper o processo de entrada de água.

Como Instalar uma Chave Boia

O método de instalação varia de acordo com o tipo da chave boia: se ela é elétrica ou magnética:

Instalando a Boia Elétrica:

Antes de iniciar a instalação da chave boia elétrica é necessário tomar alguns cuidados: desligue a energia e isole toda a fiação para que não ocorram acidentes.

Fazendo a ligação direta:

Os motores que fazem esse tipo de ligação devem ser de atuação com 1/8, 1/6, 1/4, 1/3, e 1/2 HP de potência. Os motores de apenas uma fase maiores do que ½ HP não devem ser utilizados. Use uma chave contatora pare ligar o motor e a chave boia elétrica e então todo o circuito será ativado.

Instalando a Chave Boia Magnética:

Com a chave magnética ligue os motores trifásicos e bombas. Instale o processo automatizado da chave boia em série com a bobina da chave magnética e assim ela irá receber apenas a corrente que ela mesma consumir.

Instalando o contrapeso:

Passe o condutor de ligação pelo orifício da caixa para poder regular o nível da chave boia desejado. A recomendação é de 15 até 20 cm abaixo da borda da tampa do reservatório em questão.

Tipos de Chave Boia

Os modelos mais comuns de chave boia que existem no mercado são:

  • Chave boia de contato sólido (fixo): é feita de material plástico e apresenta contatos fixos em um reservatório que também possui contatos móveis, e uma haste de latão que tem limitadores de níveis ajustáveis;
  • Chave boia de contato de mercúrio: feitas de PVC, são preenchidas por um contrapeso à base de metal que mantém a boia na posição desejada e uma ampola com contatos e mercúrio. O mercúrio realiza o fechamento e aciona os contatos aos terminais dos condutores;
  • Chave boia com sensor eletrônico por relé de nível: é o modelo de chave boia mais sofisticado e contém sensores feitos de grafite, usados para os níveis superior e inferior, que detectam qual é o nível de líquido do reservatório e enviam um sinal eletrônico para o relé que ativa ou desativa o mecanismo de abastecimento, conforme a necessidade.

Gostou do que viu? Compartilhe!