Controlador automático de nível de água

Este circuito tem por função ligar e desligar uma moto bomba (motor) de puxar água ate um reservatório qualquer. Os LEDs 1 a 5 indicam o nível da água, sendo o LED 5 o indicador de nível mínimo e o LED 1 sendo indicador de nível Maximo.
Os resistores R4 e R8 formam o sensor que monitora o acionamento dos LEDs. Eles devem ser dispostos conforme mostra a figura. O sistema deve ser ajustado até que todos os LEDs apaguem quando a água estiver no nível mínimo e para que os LEDs seguintes acendam quando a água subir.
O motor deve ser acionado quando a água atingir o nível do R6 quando então o LED4 apaga. As operações de ligar e desligar não ocorrem em seguida dada a existência de temporização que serve para proteção. Assim quando o LED 4 apagar há um tempo de 5 segundos para que motor seja acionado.
O mesmo ocorre com o desligamento mas com um tempo menor. Isso evita que seja enviado mais de um pulso ao flip-flop (4013). Existe ainda numa proteção formada por P2 (330 K), R32, D1 e C6 que, quando o motor estiver ligado e ocorrer uma falha ocorre o acionamento do LED6 indicando o problema de não subida da água.
Isso evita que o motor fique ligado “em aberto” ou seja, sem haver água para bombear. Se isso ocorrer podemos desligar no botão CH4. O LED 7 indica quando o motor está ligado. CH2, CH3 e o relé devem ter especificações de corrente de acordo com o motor usado, normalmente de 6 a 8 vezes a corrente nominal. CH3 opera na função manual e CH2 desliga o sistema automático. A fiação para o sensor pode ser comprida, já que podemos controlar a sensibilidade por meio de P1.
A distância entre os resistores deve ser constante para haja linearidade de funcionamento. Lembramos que a fonte obrigatoriamente usar transformador pois o circuito opera em contato com água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>