» » Controle remoto infravermelho 2

Controle remoto infravermelho 2

Este controle remoto por radiação infravermelha pode ligar ou desligar aparelhos à distância (operação biestável) e utiliza poucos componentes de fácil obtenção.
Na figura 1, temos o diagrama do transmissor que consiste num oscilador cuja a freqüência é dada pelo capacitor de 100 nF e pelo resistor de 47k excitando diretamente dois diodos emissores infravermelhos em paralelo.


Operando com apenas 3V os diodos emissores não precisam de resistores limitadores, mas se o circuito for alimentado com maior tensão será preciso limitar a corrente.
Com 6V uso um resistor de 22 ohms e com 9V um resistor de 39ohms.
O receptor consiste em dois foto transistores em paralelo, se bem que um só ou foto-darlington possa dar excelente desempenho com ajuda de sistema óptico que o autor não citou ao descrever o projeto.
O foto-transistor envia o sinal para um transistor amplificador e após ele temos a detecção por dois diodos e a filtragem, obtendo-se a corrente que excita o transistor drive do relé.(figura2).


O relé envia pulsos para um biestável que na verdade é um contador até dois feito com um 4017 e que tem na saída um transistor responsável pela energização do relé final do controle K2.
Os primeiro relé é de 12V e o segundo de 6V. Mesmo sendo para 6V este relé será acionado com os 5V da alimentação do circuito, se bem que a utilização de 7806 em lugar do 7805 garanta uma operação mais segura, caso o leitor assim desejar.
Os resistores são todos de 1/8W e os capacitores eletrolíticos são para uma tensão de trabalho de 16V ou mais.
A alimentação do circuito pode vir de fonte ou bateria e para maior alcance os fotos transistores podem ser dotados de um sistema óptico.
Este sistema consiste num tubo de papelão opaco com uma lenta convergente na sua frente.
O resistor de um 1M na base do primeiro transistor fixa o ganho deste componente podendo ser experimentalmente em função da aplicação.
Dada  apequena potência exigida para o acionamento do relé, o circuito integrado 7805 não precisa de radiador.

Gostou do que viu? Compartilhe!