Controle remoto infravermelho

Com este circuito podemos ligar ou desligar aparelhos eletrodomésticos conectados ao relé. Através de um transmissor de raios infravermelhos. O alcance é de alguns metros, o que significa que trata de aparelho indicado para operação dentro de ambientes domésticos.

Na figura 1 temos um transmissor, que alimenta o led infravermelho, que pode ser de qualquer tipo. O resistor de 22 ohms serve para limitar a corrente neste componente e o resistor juntamente com o capacitor, determina a freqüência de operação.


O receptor tem por base um foto transistor que tem o sinal gerado amplificado por dois transistores. O sinal é aplicado ao pino 14 de um 4017 que tem suas 10 saídas interligadas em dois grupos, de modo a permitir uma operação biestável, ou seja, como um flip-flop. Observe que as ligações são alternadas, o que quer dizer que num primeiro pulso o aparelho, no seguinte desliga, e assim por diante, Num ciclo indeterminado já que ao chegar na ultima saída, o 4017 é automaticamente resetado, ativando-se então a primeira saída.

Um grupo de saída é ligado ao relé que controla a carga extrema, enquanto que o outro grupo é ligado a um identificador (figura 2).

O relé pode ser MC2RC1 ou equivalente econômico, e a alimentação pode ser feita tanto por fonte como por pilhas comuns.

Para maior alcance será interessante montar, tanto o led infravermelho do transmissor como o foto transistor do receptor, num tubo opaco dotado de uma pequena lente convergente, que deve ser posicionada de modo a proporcionar maior rendimento.

Os resistores são 1/8W ou 1/4W e eventualmente o resistor de 1Mº no pino 14 do 4017 ser trocado por trim-pot de 1Mºpara ajuste de sensibilidade.

7 thoughts on “Controle remoto infravermelho

  1. Rogério S. Melo disse:

    Bom dia,
    Quero fazer um sensor para um portão e gostaria de saber o alcance entre o emissor de IR e o receptor de IR no circuíto acima?
    Poderiam por favor me retornar?
    Obrigado.

  2. Bruno- Tec.Eletronic disse:

    BrunO.
    esse circuito não leva tipo algum de Programação,
    é so montar o circuito , lembrando sempre de respeitar os devidos valores de cada componente
    pois se alterar algum não ira funcionar,
    pelo simples fato do Emissor ( controle ) estar “ajustado” para funcionar com o receptor
    abraços

  3. adalberto disse:

    amigo. o meu controle remoto ta travado ..tipo..a luz do infravermelho(fica só acesa) gostaria de saber aonde deve ser o defeito..pq quando coloco o led mirado pra cãmera vejo ele aceso..ja fiz de tudo..pus pilhas novas..limpei com alcool,passei um pano seco..testei com ele aberto..ele ta fucionando normalz tdas as funções do receptor,mas acaba que as pilhas acabam se esgotando rapidas devido infravermelho ta ligado..duvido que seja o cristal..pode ser que seja problema no transistor driver n sei…pode me ajudar por favor

  4. OSWALDO LAURITO disse:

    FIZ UM LEVANTADOR DE PESO ATE 50 KG , COM ACIONAMENTO POR CONTROLE REMOTO O MOTOR TRABALHA COM 24 V , PLUGADO EM TOMADA DE 110 OU 220, PROJETEI UMA CAIXA DE REDUÇAO , PARA SUBIR E DESCER ,O PESO , ELE FUNCIONA MANUALMENTE , COM ACIONAMENTO DE TECLA DUPLO COMANDO DA EMICOL , MAS COM CONTROLE REMOTO SERIA MAIS PRATICO , E POSSIVEL TER UM ESQUEMA ELETRONICO QUAL O MAIS INDICADO , INFRA OU RADIO FREQUENCIA .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>