Controle remoto infravermelho

Esquema de Controle

Com este circuito podemos ligar ou desligar aparelhos eletrodomésticos conectados ao relé. Através de um transmissor de raios infravermelhos. O alcance é de alguns metros, o que significa que trata de aparelho indicado para operação dentro de ambientes domésticos.

Na figura 1 temos um transmissor, que alimenta o led infravermelho, que pode ser de qualquer tipo. O resistor de 22 ohms serve para limitar a corrente neste componente e o resistor juntamente com o capacitor, determina a freqüência de operação.


O receptor tem por base um foto transistor que tem o sinal gerado amplificado por dois transistores. O sinal é aplicado ao pino 14 de um 4017 que tem suas 10 saídas interligadas em dois grupos, de modo a permitir uma operação biestável, ou seja, como um flip-flop. Observe que as ligações são alternadas, o que quer dizer que num primeiro pulso o aparelho, no seguinte desliga, e assim por diante, Num ciclo indeterminado já que ao chegar na ultima saída, o 4017 é automaticamente resetado, ativando-se então a primeira saída.

Um grupo de saída é ligado ao relé que controla a carga extrema, enquanto que o outro grupo é ligado a um identificador (figura 2).

O relé pode ser MC2RC1 ou equivalente econômico, e a alimentação pode ser feita tanto por fonte como por pilhas comuns.

Para maior alcance será interessante montar, tanto o led infravermelho do transmissor como o foto transistor do receptor, num tubo opaco dotado de uma pequena lente convergente, que deve ser posicionada de modo a proporcionar maior rendimento.

Os resistores são 1/8W ou 1/4W e eventualmente o resistor de 1Mº no pino 14 do 4017 ser trocado por trim-pot de 1Mºpara ajuste de sensibilidade.

 

Deixe sua nota para esta postagem:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,25 out of 5)
Loading ... Loading ...

© 2013 Eletronicos.etc.br
Política de Privacidade - Termos de uso