» » Controle remoto multicanais via rede

Controle remoto multicanais via rede

Este circuito tem utilidade no controle de diversos aparelhos dentro de uma residência, já que ele aproveita a própria rede de energia para enviar os sinais de comando.

O transmissor consiste num 555 estável que gera sinais controle que são determinados pelo botão a ser pressionado.
Estes sinais modulam uma etapa osciladora de alta freqüência que opera em torno de 455 KHz e que fornecem a portadora para envio do comando via rede.
Utiliza-se na geração deste sinal, uma bobina comum de Fl radio que pode ser obtida de algum aparelho fora de uso.


O receptor obtém o sinal de 455 kHz a partir da rede via Fl¹, que forma um circuito sintonizado. O sinal é amplificado e detectado, entregando-se, na entrada do Cl 567 (decodificador PLL), apenas os tons. O PLL 567 reconhece o tom de áudio e aciona o relé correspondente.
Para a conexão do sinal â rede é importante usar capacitores de poliéster de 100 nF com pelo menos 600 V de tensão de isolamento.
A quantidade de trimpots no transmissor e botões de acionamento determina o numero de canais e de receptores que podem ser controlados.
Ajustes:


Ligue o transmissor e um dos receptores na tomada. Ligue um alto falante no pino 3 do 567; acione um dos interruptores do transmissor e coloque o respectivo trimpot em meio curso. Ajuste Fl¹ para obter o maior volume possível no alto-falante. Repita a operação para Fl²  (esses ajustes deve ser feitos para cada um dos receptores).
Retire o alto-falante e ajuste cada trimpot do transmissor para que gere freqüências correspondentes aos filtros, mas com cuidado para que não ocorram acionamento múltiplos devido a harmônicas.

Gostou do que viu? Compartilhe!