Decodificador estéreo para rádio e tv

Como algumas emissoras de TV, estão emitindo programas em estéreo, os leitores que não possuem tais equipamentos, perdem muito do que poderiam ter, em termo de qualidade de som. O circuito apresentado pode se adaptados a televisores comuns e rádios de FM, fornecendo saída de áudio em dois canais, para um amplificador estereofônico convencional.
A idéia do leitor, para o caso da recepção estéreo de TV, foi usar um radio RTV da Moto radio que sintonizava os canais de TV e usá-los como fonte de sinal, para um decodificador (os componentes deste radio em que o codificador é ligado são indicados).
O decodificador com um MC1310 foi adaptado com uma chave e por meio ela podemos escolher a freqüência do sinal para o radio piloto de 19 KHz ou então para o caso da TV 15,75 MHz.
Para ajustar as duas freqüências, utiliza-se um frequencímetro que é ligado a entrada no pino do Cl, sintoniza-se uma estação de FM e gira-se vagarosamente P¹ até ler 19 KHz.
Depois, coloca-se S¹ na posição de TV e ajusta-se P² com um sinal sintonizado, até uma freqüência lida seja 15,75. O leitor recomenda o codificador, mesmos para as emissoras que não tenham o sinal estéreo, pois o circuito melhora a qualidade de som, mesmo mono.
O LED serve para indicar que o sinal é estéreo, as saídas de sinal devem ser feitas com fio blindados.
A alimentação deve ser feita como uma tensão de 12 V, fonte muito bem filtrada que pode ser aproveitada, do próprio amplificador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>