Decodificador estéreo para rádio e tv

Esquemas Gerais

Como algumas emissoras de TV, estão emitindo programas em estéreo, os leitores que não possuem tais equipamentos, perdem muito do que poderiam ter, em termo de qualidade de som. O circuito apresentado pode se adaptados a televisores comuns e rádios de FM, fornecendo saída de áudio em dois canais, para um amplificador estereofônico convencional.
A idéia do leitor, para o caso da recepção estéreo de TV, foi usar um radio RTV da Moto radio que sintonizava os canais de TV e usá-los como fonte de sinal, para um decodificador (os componentes deste radio em que o codificador é ligado são indicados).
O decodificador com um MC1310 foi adaptado com uma chave e por meio ela podemos escolher a freqüência do sinal para o radio piloto de 19 KHz ou então para o caso da TV 15,75 MHz.
Para ajustar as duas freqüências, utiliza-se um frequencímetro que é ligado a entrada no pino do Cl, sintoniza-se uma estação de FM e gira-se vagarosamente P¹ até ler 19 KHz.
Depois, coloca-se S¹ na posição de TV e ajusta-se P² com um sinal sintonizado, até uma freqüência lida seja 15,75. O leitor recomenda o codificador, mesmos para as emissoras que não tenham o sinal estéreo, pois o circuito melhora a qualidade de som, mesmo mono.
O LED serve para indicar que o sinal é estéreo, as saídas de sinal devem ser feitas com fio blindados.
A alimentação deve ser feita como uma tensão de 12 V, fonte muito bem filtrada que pode ser aproveitada, do próprio amplificador.

 

Deixe sua nota para esta postagem:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (SEM VOTOS! VOTE!)
Loading ... Loading ...

© 2013 Eletronicos.etc.br
Política de Privacidade - Termos de uso