» » Diagramas Elétricos – Esquema de Rede Elétrica

Diagramas Elétricos – Esquema de Rede Elétrica

Diagramas elétricos consistem nos símbolos gráficos que identificam uma instalação elétrica ou parte dela. Essa representação é universal e o eletricista que sabe ler um diagrama elétrico aqui no Brasil saberá ler também em qualquer outro país!

Modelos de Diagramas Elétricos

Os 4 tipos de diagramas elétricos existentes são os seguintes:

  • Diagrama funcional:

O diagrama funcional é muito mais fácil de ser entendido e interpretado e é usado para explicar o funcionamento do sistema elétrico, e não o posicionamento de todos os seus componentes. Refere-se apenas a uma parte da instalação elétrica e apresenta todos os condutores e componentes que serão conectados a um circuito. Nele, os condutores são identificados por retas sem inclinação e, geralmente, sem cruzamentos.

diagrama-funcional

  • Diagrama multifilar:

O diagrama multifilar é mais complexo que o funcional, pois identifica todos os condutores e componentes da rede elétrica em posição correta representando cada detalhe minuciosamente. É um dos menos utilizados justamente por causa de sua complexidade para ser entendido.

diagrama-multifilar

  • Diagrama unifilar:

O diagrama unifilar mostra de forma bidimensional o trajeto dos dispositivos e condutores em uma rede. Ele é desenhando sobre a planta de uma obra e é de fácil interpretação e entendimento. Neste diagrama, em especial, apenas um traço simboliza os condutores de um mesmo percurso e outros símbolos são feitos neste traço para identificar os outros condutores. O foco do diagrama unifilar não é o funcionamento da instalação e sim o trajeto dos componentes da rede elétrica, e por esse motivo é o mais utilizado entre os eletricistas.

diagrama-unifilar

  • Diagrama trifilar:

Como o próprio nome já diz, o diagrama trifilar é usado para identificar cada fase distinta de uma rede elétrica de 3 fases e todos os seus componentes. Assemelha-se bastante ao diagrama unifilar.

diagrama-trifilar

Os diagramas elétricos são regulamentados pela NR 10 e é obrigação de toda empresa mantê-los atualizados, pois assim facilita futuras manutenções e diminui o risco de acidentes.

Gostou do que viu? Compartilhe!