» » Domótica – Casas Inteligentes

Domótica – Casas Inteligentes

O futuro é agora e isso pode ser comprovado pela domótica. O termo que se refere ao projeto de automatização residencial cada vez mais ganha espaço e inclui segurança, temperatura, áudio, vídeo e iluminação totalmente controláveis pelo morador que fica com o controle de tudo à sua mão, através de um simples aplicativo instalado em um smartphone ou tablet.

Aplicando a Domótica em uma Casa

Para transformar uma casa em uma casa inteligente é possível começar pelos detalhes mais básicos e mais acessíveis, separando tudo por funcionalidade: iluminação, áudio, vídeo, etc.

Domótica na Iluminação

  • Sensores de movimento: os sensores de movimento contam com sensores infravermelhos que detectam o calor humano quando o corpo está em movimento e então aciona dispositivos elétricos para que as lâmpadas acendam e apaguem sozinhas;
  • Há também a possibilidade de regular o nível de luminosidade das lâmpadas e sua cor conforme o desejado, tudo através de aplicativo.

Domótica em Áudio e Vídeo

  • Com a domótica voltada para equipamentos de áudio e vídeo, uma infinidade de comandos podem ser dados através de um único aplicativo: controlar a TV, home theater, sincronizar o áudio e vídeo do smartphone ao de caixas de som e telas de tv e muito mais!

Atuadores – Tarefas Diversas Automatizadas

É sempre possível deixar uma casa ainda mais inteligente e à base do trabalho automatizado: atuadores podem ser instalados em janelas e persianas para que essas sejam abertas e fechadas automaticamente ou de acordo com a luminosidade do ambiente; em lareiras e churrasqueiras o acendimento também pode ser automatizado; móveis, objetos e equipamentos podem surgir de paredes, descer do teto, etc.

A domótica tem o poder de incrementar projetos arquitetônicos e valorizá-los ainda mais, garantindo muito mais conforte e qualidade de vida.

 

Gostou do que viu? Compartilhe!