» » Esquema de Transmissor

Esquema de Transmissor

Neste circuito, o transistor Q1 opera na metade da freqüência de saída, enquanto que os outros dois transistores, do setor de vídeo, amplificam o sinal e modulam em amplitude o sinal do oscilador .

O sinal da saída do modulador é aplicado a uma etapa de potência, dobra Dora de freqüência em contra fase, que tem por base transistores BF258. Para o circuito mostrado, com as bobinas indicadas, a freqüência de operação estará em torno do canal 5. Dada a configuração da fonte, a blindagem dos módulos de potência deve ser prevista para que não ocorram interferências. Os ajustes são feitos em P1, P2 e P5 para se obter a melhor imagem. O trimpot p6 é ajustado para reduzir a interferência na imagem, atuando sobre a portadora de som.

A fonte de alimentação (fig. 01) deve fornecer tensões de 6 a 12V. No circuito temos também tensões de 33V e 67V para os módulos de potência. Essas tensões são obtidas de circuitos do bradares. No ajuste de CV e P2, temos que colocar o cursor de P2 do lado do coletor de Q2 sem sinal na entrada de modo a reduzir a corrente em Q3.

As bobinas têm as seguintes características (dadas a seguir), sendo enroladas com fio AWG16 e devem ter núcleo de Ferri te de 1 cm de diâmetro e 2 cm de comprimento:

L1 L3, L5 —10 voltas L2 — 2 voltas L4- 3+3 voltas L6 — 2+2 voltas L7, L9 — 5+5 voltas L8, L10 — 3 voltas L11 L12, L13, L14 — 1 volta

Os tremeres são comuns, de 20 a 30 pF de capacitância máxima. Como se trata de montagem crítica, o leitor deve ter experiência com circuitos de altas freqüências ao realizar este projeto.

Gostou do que viu? Compartilhe!