» » Fone alerta

Fone alerta

A finalidade desse circuito é monitorar, via linha telefônica, um alarme. O usuário deverá ligar para o telefone onde o circuito está conectado e, se o alarme estiver disparado, haverá um envio de um sinal na forma de tom e a carga (lâmpada) será ativada, o que ocorre com CH¹ na posição B.

Caso a chave esteja na posição A, o circuito ativará a carga independentemente do alarme, apenas com a ligação.
Funcionamento quando houver uma chamada, Q¹ acionará disparando o 555 mono estável, isso se CH¹ estiver na posição A, o que leva sua saída ao nível alto. Este nível permanece durante 50 segundos aproximadamente, o que vai ativar o relé via Q².
O Cl¹ como astável fará com que a mudança de nível seja memorizada nos dos flip-flop do 7474, o qual é responsável pelo acionamento da lâmpada.
O alarme deve funcionar de maneira que, na condição fechada, (ativado) deve manter a entrada ok do flip flop no nível baixo. O alarme disparará quando a entrada for ao nível alto. Observe que este circuito tem um pólo comum com a rede de energia, já que é dessa forma que se faz o disparo do TRIAC que controla a lâmpada. Para evitar problemas de conexão a linha de um pólo de rede, seria conveniente fazer o disparo do TRIAC por meio de acoplador óptico ou então utilizar um relé.

Gostou do que viu? Compartilhe!