Gerador de vídeo

Este circuito gera sinais de vídeo e possui múltiplas aplicações: quando acoplado a outro módulos auxiliares permite transformar um TV em analisador lógico de 8 canais, em osciloscópio para baixas freqüências (áudio) ou em outro dispositivo do mesmo tipo, dependendo da criatividade do usuário.

O circuito também pode ser usados como geradores de padrões para auxiliar na analise de circuitos de luminância de um televisor.
O módulo principal (figura 1) gera os sinais de sincronismo horizontal e vertical e ainda faz o endereçamento da tela. O sinal de vídeo com sincronismo negativo está disponível na saída de vídeom podendo ser acoplado diretamente a aparelhos de TV com entradas A/V (Áudio/Vídeo) ou através do modulador de RF.


Os conectores de A até V fazem a conexão do modulo principal as módulos auxiliares sem do que os de A a H fornecem o endereço binário das 192 colunas, e os conectores J a Q o endereço das 262 linha da tela.O sinal de vídeo gerado pelos modulo auxiliares é enviado ao principal através do conector V.
O modulo analisador lógico (figura 2) possibilita a exibição de até 8 sinais digitais simultaneamente.

As entradas do D0 e D7 são ligadas aos pontos a serem testados, e a entrada grava ao clock do circuito em teste.
Ao ser enviado um pulso positivo a entrada inicio, os sinais D0 a D7 passam a ser gravados na RAM na mesma velocidade do clock do circuito em teste (Max 1 MHz) e quando o numero de bytes gravados na RAM atingir o pré-determinado S¹ o circuito exibe os sinais gravados na TV.
São exibidos conjuntos 16 bytes de casa vez, sendo a seleção feita através do push-button bo PB¹ ( o circuito só aceita sinais com níveis TTL).
O modulo gerador de vídeo (figura 3) produz uma escala de tons de cinza com utilidade para analise de circuito de luminância de TV ( com um modulador de RF externo). As chaves S¹ e S² fazem a seleção entre barras horizontais, verticais ou mistas (quadriculadas).
O modulo osciloscópio (figura 4) permite a exibição de sinais de baixa freqüência (áudio) com uma tensão máxima de entrada de 110 V, mas que pode ser ampliada com alteração no resistor de entrada.