Luz de emergência simples

Muitos circuitos de luz emergências se caracterizam pela grandeza de quantidade de componente, como , transistores, resistores e capacitores que os encarece bastante.
Este circuito é muito mais simples e não faz uso de tantos componentes especiais, Observe o leitor pelo diagrama apresentado que o circuito faz uso de alguns componentes básicos e de baixo custo, como uma ponte de diodos, bateria de automóvel e também um réle.
O capacitor de 2 uF deve ser de poliéster com uma tensão de isolamento de 400 V se a rede for 110 V e 600 V caso a rede seja 220 V.
A lâmpada pode ser qualquer uma de 12 V e o réle de 12 V. O zener é de 12 V com 400 mW ou mesmo 1 W.
A bateria permanece em constante recarga enquanto há energia na rede e o consumo é muito baixo, da ordem de alguns miliampéres, levando-se em consideração que a lâmpada fica constantemente desligada. Quando a energia é cortada o réle comuta e fornece energia a luz de emergência (lâmpada). O circuito pode ser alimentada em rede de 110 V ou 220 V.

4 thoughts on “Luz de emergência simples

  1. Mesaque disse:

    Ola, preciso fazer uma luminária de uma lampada fluorescente de 8W, só que precisava ser à bateria recarregavél, outro detalhe não pode ser com bateria grande, queria saber se tem como fazer e usar sei la bateria de celular, se alguél souber me ajude por favor!

  2. Tiago Silva disse:

    Este circuito esta incompleto!
    Percisamos de um transformador em que no secundario saia 16Vac no maximo, percisamps de uma resistencia antes do diodo zener para atenuar a potencia que atravessa o zener que sem a resistencia e o transformador é muito superior a 1W, e percisamos de um diodo antes do rele porque quando ficamos sem a corrente da rede o circuito como esta na figura, a bateria alimenta o rele e este não desatraca logo a luz de emergencia só com a colocação de um diodo antes do rele.

  3. Tiago Silva (cinel) disse:

    Este circuito esta incompleto!
    Percisamos de um transformador em que no secundario saia 16Vac no maximo, percisamps de uma resistencia antes do diodo zener para atenuar a potencia que atravessa o zener que sem a resistencia e o transformador é muito superior a 1W, e percisamos de um diodo antes do rele porque quando ficamos sem a corrente da rede o circuito como esta na figura, a bateria alimenta o rele e este não desatraca logo a luz de emergencia só acende com a colocação de um diodo antes do rele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>