» » Monitor de frequência para rede elétrica

Monitor de frequência para rede elétrica

Este monitor de freqüência serve, para monitorar a freqüência da rede que, em muitas aplicações é importante que se mantenha dentro de limites bastantes estreitos. O circuito aproveita o sinal senoidal da própria rede que é conveniente tratado de modo a se tornar retangular, para excitar depois um circuito divisor que fornece 1 Hz, e posteriormente, passando por um flip-flop 4013, gera um sinal de 0,5 Hz. Esse sinal é base de tempo que vai habitar os contadores do tipo 4518 durante um intervalo de 1 segundo, ou próximo disso conforme a exatidão da freqüência da rede.
A saída Q (pino 1 do 4013) fornece nível lógico alto durante 1 segundo, e nível baixo no mesmo intervalo. Quando este pino está no nível baixo a contagem é paralisada e o mono-estável 4013 é disparado fornecendo na saída Q (pino 12) um pulso negativo destroce que carregará o conteúdo dos contadores para os displays. Logo em seguida, e ainda com a contagem paralisada, ocorrerá o disparo do outro mono-estável (555) que vai fornecer na saída (pino 3) um pulso positivo de reset, com duração de aproximadamente 52 ms.
Este pulso de reset tem, por função zerar os contadores preparando-os para iniciar uma nova contagem, quando a saída do (pino 1) do 4013 atingir seu nível lógico alto. Durante a contagem o ponto decimal do display menos significativo permanecerá aceso.
O pulso strobe, bem como pulso de reset, ocorrem durante o tempo em que os contadores estão paralisados.
Observe também que o próprio sinal da rede é que vai gerar a base de tempo de 1 segundo é o mesmo que vai acionar os contadores.

Gostou do que viu? Compartilhe!