» » Música digital com gerador de tons

Música digital com gerador de tons

Este circuito gera uma seqüências de tons que são ajustados no trim-pots de P1 a P10.Se ajustados de maneira apropriada ao acionarmos o circuito teremos a execução de uma melodia com 10 notas. Os pulsos que determinam a velocidade da execução da música, são ajustados em P11 que controla a freqüência do oscilador uma função. Os pulsos gerados são contados pelo 7490 e depois decodificados pelo 7442 que fornece uma saída de 10, de acordo com a contagem.
A cada saída alimentada, o trim-pot correspondente polariza o oscilador pelo dois transistores complementares Q2 e Q3 gerando um tom diferente que é reproduzido no alto-falante Uma melhoria do timbro pode ser conseguida com a ligação de um resistor de 1 Kº em série com C2. P12 em alguns casos pode ser eliminado se houver tendência de circuito oscilar de modo continuo.
A alimentação pode ser feita com fonte de 12 V com corrente de pelo menos 250 mA. O diodo zener de 6 V pode ser substituído por um Cl 7805 já que os integrados são TTL e com origem está tensão de alimentação.

Gostou do que viu? Compartilhe!