» » O que é a corrente de eletrôns

O que é a corrente de eletrôns

Se pudermos conseguir movimentar uma grande quantidade de elétrons, através de um fio condutor, teremos uma corrente elétrica. O elétron é tão pequeno que são precisos 6.240.000.000.000,000.000 elétrons passando por um ponto de um fio condutor a cada segundo para produzir uma corrente de 1 ampère (A). Este número é, às vezes, escrito como 6,24 x lO’, o que significa 6,24 com o ponto decimal deslocado 18 casas para a direita. Os elétrons são tão pequenos que são precisos mil milhões de milhões de milhões de milhões, para formar 1 grama (g).

Agora, seria uma boa idéia rever o significado de alguns termos básicos usados em eletricidade e eletrônica. A Figura 1-3 ilustra uma comparação entre o sistema de circulação de água num automóvel e um circuito elétrico simples. Este tipo de comparação entre dois sistemas é chamado analogia.

No sistema de circulação de água da Figura l-3a, a bomba de água é usada para forçar a água através do radiador e do motor. A água absorve calor do motor e leva este calor para o radiador onde é dissipado.
O fluxo de água é dificultado pelo atrito no radiador e em outras partes do sistema.

Existem três características muito importantes do sistema de circulação de água.

A pressão para a circulação da água é fornecida pela bomba. O fluxo no sistema consiste de alguns litros por minuto de fluido. A oposição é representada pelo atrito do radiador, assim como pelo do sistema.

O sistema elétrico da Figura l-3b pode ser comparado com o sistema de água. No sistema elétrico, a pressão elétrica é fornecida pela bateria. Você poderia usar um gerador em vez de uma bateria. Em qualquer caso, é conveniente imaginar a fonte de tensão como sendo a pressão elétrica que força a corrente através do circuito.

A corrente elétrica consiste de um fluxo de elétrons. A oposição ao fluxo de corrente é devida à resistência do circuito. Isto inclui a resistência dos fios e conectores, assim como da lâmpada. Geralmente, você pode ignorar a resistência dos fios e conectores porque a mesma é muito pequena.

A relação entre a tensão [medida em volts (V)], a corrente [medida em ampère (A)] e a resistência [medida em ohms (Ω)] é expressa pela lei de Ohm:

Correntes em apères =  tensão em volts
resistência em ohms

ou usando símbolos                   I = E
R

onde,

I = corrente, em ampères

E = tensão, em volts

R = resistência, em ohms

Comparação entre o sistema de circulação de água e o sistema elétrico: (a) sistema de arrefecimento de água num automósel. A setas indicam o caminho da corrente de água; (b) circuito elétrico básico. As se(as indicam o caminho da corrente de elétrons.

Gostou do que viu? Compartilhe!