» » O que é a lei de indução eletromagnetica de faraday

O que é a lei de indução eletromagnetica de faraday

Uma lei básica muito importante que relaciona o magnetismo e a eletricidade é a lei de indução eletromagnética de Faraday. Esta lei rege que, toda vez que houver movimento entre um campo magnético e um condutor, ocorre uma tensão.

Figura 1

A idéia básica da lei de Faraday está ilustrada na Figura 1. O aparelho medidor nestas ilustrações indica O volt no centro da escala. Uma tensão positiva no ponto A faz com que o oltímetro se desloque para a direita; uma tensão negativa faz o ponteiro deslocar-se para a esquerda. Na Figura 1a, você está puxando o ímã fora do centro de uma bobina. O campo magnético em volta do ímã corta as espiras da bobina e provoca indução de uma tensão. Conforme indicado na Figura 1b, se você inverter a direção de movimento do imã, isso irá inverter a polaridade da tensão. Na Figura 1c, o ímã é estacionário e a bobina está sendo deslocada. Mais uma vez, existe um movimento entre as espiras da bobina e o campo magnético, induzindo uma tensão. O valor da tensão produzida pelo movimento entre um campo magnético e os condutores depende de duas coisas: a velocidade com a qual os condutores se deslocam através das linhas do campo magnético e o número de condutores.

Os geradores elétricos e os transformadores operam sob o princípio da lei de faraday. A energia elétrica gerada, para o uso em casa e indústria, é produzida deslocando condutores de grandes dimensões, através de campos magnéticos. Os transformadores, que serão discutidos mais adiante neste capítulo, operam pelo movimento de campos magnéticos.

Gostou do que viu? Compartilhe!