O que é a lei de lenz

A lei de Lenz é relacionada com as tensões geradas por condutores que se deslocam em campos magnéticos. (Conforme indicado anteriormente, não importa se você deslocar o condutor ou o campo magnético para produzir a tensão.)

Figura 1

 

A lei indica que a tensão gerada produz urna corrente com campo magnético tal que se opõe ao movimento. A Figura 1 mostra uma experiência simples que demonstra a lei de Lenz. Na Figura 1a, a manivela de um gerador manual é girada; isto produz uma tensão da saída Vsobre os terminais do gerador. A única oposição à rotação da manivela é o atrito das partes giratórias dentro do gerador.

Na Figura 1b foi colocado um resistor sobre os terminais do gerador; a tensão gerada provoca um fluxo de corrente no circuito. Esta corrente dee fluir nas bobinas do gerador; de acordo com a lei de Lenz, a corrente nas bobinas do gerador produz um campo magnético que se opõe ao movimento do gerador. Se socê es1ier girando a manivela do gerador, irá notar que se torna mais difícil girar a manivela quando o resistor de carga for ligado em seus terminais, Isto demonstra que a corrente induzida produz um campo magnético que se opõe ao movimento.

Resumo

  1. Quando existe um fluxo de corrente de elétrons, existe sempre um campo magnético.
  2. A direção do campo magnético em volta de uma corrente de elétrons pode ser determinada pela regra da mão esquerda.
  3. A força ou a intensidade do campo magnético depende da intensidade da corrente.
  4. A lei de indução eletromagnética de Faraday rege que, toda vez que houver um movimento  entre um condutor e um campo magnético, existe urna tensão induzida
  5. A lei de lenz que rege uma tensão induzida irá produzir uma corrente que tem um campo magnético. que ira opor-se ao movimento que produziu o campo magnético