O que é polarização por bateria c

Nos primeiros dias da eletrônica, baterias foram usadas para operar as válvulas a vácuo. Uma bateria separada foi usada para operar os filamentos e era chamada de bateria A. Uma outra bateria foi usada para operar o circuito da placa e era chamada de bateria B. Vamos ainda chamar a tensão da fonte de alimentação principal de alimentação B, por causa disto.

Uma terceira bateria foi usada para obter a tensão de polarização da grade e esta foi chamada de bateria C. Mais tarde, quando a alimentação foi feita a partir de linhas comerciais de energia, o uso de baterias foi descontinuado. A tensão de polarização da grade foi obtida por outros meios. Porém, em equipamento portátil, as baterias ainda estão sendo usadas.

A Figura 1 mostra um circuito de polarização por bateria. O sinal de entrada para o estágio é fornecido através do capacitor de acoplamento Ce desenvolvido sobre o resistor de grade R. A bateria c, com seu lado negativo para o lado da grade, fornece a tensão de polarização da grade.

Figura 1

Uma vez que não existe normalmente fluxo de corrente no circuito de grade de uma válvula, a bateria C não precisa ter capacidade para fornecer corrente. Por esta razão, a bateria pode ser bastante pequena e simples. Na prática duraria um tempo muito longo.

Em alguns dispositivos eletrônicos, como os instrumentos, baterias C são usadas mesmo que a alimentação do filamento e da placa seja obtida de uma fonte de alimentação que opera a partir das linhas de distribuição de energia. A razão para isto é que a bateria C pode ser usada para fornecer uma tensão contínua de operação muito pura (sem oscilação) e isto é importante para certas aplicações. Outros tipos de polarização, como poderá ser visto a seguir, freqüentemente requerem filtragem. Mesmo com a filtragem, a tensão de polarização não é corrente contínua pura.