» » O que é polarização por contato

O que é polarização por contato

A Figura 1 mostra um dos métodos mais simples para obter a polarização necessária para operar uma válvula a vácuo. Para entender sua operação, você deve lembrar-se de que a grade de controle da válvula é, de fato, de finos arames entre o catodo e a placa. A maioria dos elétrons que vão do catodo para a placa passa através dos furos das malhas da grade. Porém, poucos elétrons irão, de fato, bater na grade. Deve existir alguma maneira de estes elétrons caminharem da grade para o catodo.

Figura 1

Conforme indicado na Figura 1, o resistor R proporciona um caminho para os elétrons passarem da grade para a terra e, eventualmente, de volta para o catodo. Neste caso, a resistência é de 4,7 megohms. O número de elétrons que fluem através deste resistor é extremamente pequeno. De fato, a corrente pode ser menos de 0,5 microampêre.

Vamos assegurar por um momento que a corrente atual de grade no circuito da Figura 7-7 é 0,25 microampère. Você pode calcular a tensão de polarização da grade com uma simples equação de acordo com a lei de Ohm.

Em primeiro lugar, você deve converter a corrente em microampères num valor da corrente em ampères. Para isto, é preciso deslocar a vírgula de seis casas para a esquerda.

¼ microampére = 0,25 microampére = 0,00000025 ampère.

Em seguida, converter o valor da resistência em megohms para um valor de resistência em ohms. Para isto, deslocar a vírgula seis casas para a direita.  4,7 megohnms 4.00.000 ohnis.

Então, pela lei de Ohm,

Tensão em solts = corrente, em ampères x lesistênciaem ohms
= 0,00000025 X 4.700.000
= l,l75volt.

A tensão de polarização da grade em nosso exemplo é de 1,175 volts polarização por contato não pode ser usada para todos os tipos de válvulas a vácuo. E necessário que a válvula tenha um ganho extremamente elevado. Isto é uma outra maneira de dizer que uma pequena alteração na tensão da grade irá produzir uma alteração importante na corrente de placa. Para uma válvula com grande ganho, é necessário que a grade esteja localizada muito perto do catodo. Neste caso, a grade irá interceptar um número maior de elétrons.

Gostou do que viu? Compartilhe!