» » O que é um amplificador classe a

O que é um amplificador classe a

A Figura 1 mostra a relação entre o sinal de entrada co sinal de saída para um amplificador de classe A. Abaixo do sinal de-entrada pode ser observada urna linha pontilhada marcada com interrupção.

Se o sinal atravessar esta linha, o amplificador é desligado durante curtos períodos de tempo. Para operação em classe A não é permitido ao sinal atravessar esta linha. De fato, numa operação classe A não é geralmente permitido ao sinal aproximar-se deste ponto de interrupção. Também é igualmente importante que a altura dos meios ciclos positivos não seja grande demais.

Figura 1

O sinal de saída é uma réplica do sinal de entrada, exceto por um detalhe importante: o sinal é invertido. Uma outra maneira de expressar isto é dizer que o sinal de saída está defasado de 1800, com relação ao sinal de entrada. Quando o sinal de entrada for numa direção positiva, o sinal de saída estará numa direção negativa. Quando o sinal de entrada estiver numa direção negativa, o sinal de saída estará numa direção positiva. As formas das ondas de entrada e de saída são as mesmas, exceto por este fato. O fato de o sinal de saída estar invertido é freqüentemente chamado de inversão de fase. Mais adiante, neste capitulo, você irá ver por que isto ocorre.

A inversão de fase não constitui um problema importante, na maioria dos amplificadores. Geralmente, um segundo amplificador irá inverter de novo a fase para sua posição original. Isto está ilustrado na Figura 2. Observe que, depois do primeiro estágio, o sinal é invertido em fase (de cabeça para baixo) e, no segundo estágio, o sinal é novamente invertido. A saída do segundo estágio está em fase com a entrada do amplificador. Quando dois sinais estão em fase, isto significa que os dois estão positivos ou negativos no mesmo instante.

Figura 2

Se o circuito for usado como amplificador de áudio, a inversão de fase não tem nenhum efeito sobre o sinal sonoro de saída. O ouvido não reage aos tipos de inversão de fase descritos aqui.

Uma outra característica importante de um amplificador classe A é que existe sempre uma corrente de saída através do dispositivo amplificador. Isto está certo, quer haja ou não um sinal sendo amplificado.

Em resumo, um amplificador classe A é um amplificador no qual o sinal de saída é semelhante ao sinal de entrada com duas diferenças principais: possui geralmente maior amplitude e sua fase pode ser invertida. Existe sempre um fluxo de corrente através do dispositivo amplificador em operação classe A.

Resumo

  1. Amplificadores de tensão são usados para aumentar a amplitude da tensão de um sinal.
  2. Amplificadores de potência são usados para mudar a tensão de um sinal numa corrente bastante grande sinal.
  3. Amplificadores de potência são, freqüentemente. usados para fornecer sinais a transdutores. Assim, um amplificador de potência de áudio fornece um sinal a um alto-falante.
  4. Amplificadores podem ser identificados por letras, por exemplo, classe A e classe B. Estas letras identificam quanta polarização é usada e qual é a relação entre os sinais de entrada e de saída.
  5.  O método de acoplamento do sinal de um amplificador para um outro amplificador pode ser usado para classificar o amplificador. Exemplos disto são amplificadores com acoplamento direto e amplificadores acoplados por transformador.
  6.  Nos amplificadores classe A, o sinal de saída tem o mesmo formato que o sinal de entrada. Porém, os sinais podem ser defasados de 1800.
  7. Num amplificador classe A, existe sempre um fluxo de corrente através do dispositivo amplificador. Isto é certo, mesmo na ausência de sinal de entrada.
  8. O sinal de entrada num amplificador classe A faz aumentar ou diminuir a corrente através do dispositivo amplificador.

Gostou do que viu? Compartilhe!