» » O que é um autotransformador

O que é um autotransformador

A Figura 1 mostra como é feito um autotransformador. Consiste de um enrolamento que possui uma derivação em algum ponto (veja Figura 4-6a).

Figura 1

Vamos supor que uma tensão alternada seja aplicada sobre os terminais a e d. Uma corrente alternada irá fluir na posição inferior do enrolamento. A corrente alternada estabelece um fluxo que corta sobre o enrolamento completo do secundário, produzindo uma tensão de saída sobre os terminais c e d.

Será também possível aplicar uma tensão nos terminais c e d e retirar a tensão de saída dos terminais a e b. Em ambos os casos, um autotransformador sempre possui um terminal que é comum aos enrolamentos de entrada primário e de saída secundário. A Figura 1 mostra o símbolo esquemático para um autotransformador.

Alguns Tipos de Perdas em Transformadores

A energia no circuito secundário nunca pode ser igual à energia do primário. Isto é o resultado do fato de que existem sempre perdas num transformador. Em outras palavras, a potência de saída é sempre igual à de entrada, menos as perdas do transformador.

O enrolamento das bobinas funcionando sobre ferro melhora grandemente a eficiência em baixas freqüências, porém existem problemas causados pelo núcleo de ferro.

Gostou do que viu? Compartilhe!