» » o-que-e-um-led

o-que-e-um-led

Um componente optoeletrónico tem uma das seguintes características:

 

  1. Produzir luz quando for aplicada a tensão correta. Um exemplo deste tipo é o LED.
  2. Suas características variam de alguma forma quando for exposto à luz. Existem dois tipos: fotocondutivo e fotovoltaico.

O LED é um exemplo de um componente optoeletrônico de dois terminais. As iniciais LED significam Light Emitting Diode (Diodo emissor de luz).

Quando a corrente flui através de um material semicondutor, produz-se energia. Esta energia não pode ser simplesmente ignorada; uma lei básica da física diz qne a energia não pode ser criada nem destruída.

Quando uma corrente flui neste caso, a energia é convertida em luz.

A Figura mostra o símbolo de um LED. As setas que se afasta,n de um componente de estado sólido significam que o componente emite luz.

Símbolo do diodo LED

O LED tem vida mais longa que a lâmpada com filamento. Também opera a temperaturas mais baixas. Porém, pode ser destruído com maior facilidade por uma sobrecarga (i.e., com fluxo excessivo de corrente).
Os diodos fotocondutores operam em forma inversa que os LEDs. Se você projetar luz sobre diodo fotocondutor, isto irá causar uma mudança na intensidade de corrente fluindo no diodo.

A Figura abaixo mostra o símbolo de um diodo fotocondutor. Observe que as setas indicam em direção ao componente. Todos os diodos semicondutores são um pouco sensíveis à luz, porém são embalados em caixas à prova de luz, para evitar que a luz afete sua operação.

Símbolo para um diodo incondutor

Os componentes fotovoltaicos geram uma tensão que depende da intensidade da luz que incide sobre eles. Uma célula solar é um exemplo de componente fotovoltaico.

A letra grega lambda ( À) é freqüentemente usada com componentes optoeletrônicos. O símbolo é usado para indicar que o componente requer luz para sua operação ou que o componente emite luz.

Resumo

  1. Os diodos retificadores irão conduzir a corrente de elétrons do catodo para o ano- do, mas não do anodo para o catodo.
  2. Quando o anodo de um diodo\ for positivo, com relação a seu catodo, diz-se do diodo que tem polarização direta. Sob esta condição, o diodo conduz a corrente de elétrons.
  3. Quando o catodo de um diodo for positivo, com relação ao anodo, diz-se do diodo que tem polarização reversa. Normalmente, a corrente não flui através de um diodo retificador com polarização reversa.
  4. Os diodos retificadores são usados para converter corrente alternada em corrente contínua.
  5. A tensão sobre um diodo regulador é sempre a mesma independentemente da intensidade da corrente que passa através do mesmo. Este diodo é utilizado por proporcionar uma tensão constante (regulada).
  6. Um componente optoeletrônico pode ter uma das seguintes características:
    (a) emitir luz quando energizado (LED); (b) alterar a intensidade de sua corrente quando exposto à luz (componente fotocondutor) ou (c) gerar tensão (componente fotovoltaico), quando exposto à luz.

Gostou do que viu? Compartilhe!