O que é um pentodo

Para eliminar o efeito de resistência negativa, uma terceira grade, chamada grade supressora, foi acrescentada entre a grade auxiliar e a placa. Isto está indicado na Figura . A grade supressora é mantida a uma tensão negativa, com relação à placa e à grade auxiliar.

Isto é obtido ligando a grade supressora ao catodo, quer internamente, quer através de urna ligação externa. Sua finalidade é refletir de volta para a placa os elétrons secundários negativos liberados da placa. Ela impede os elétrons secundários de atingirem a grade auxiliar e. portanto, a corrente da grade auxiliar nunca é maior que a corrente da placa.

O pentodo é mais valioso como amplificador que o tetrodo, porém não sem fa lhas. Toda vez que você adicionar urna grade dentro de uma válvula a vácuo, aumenta a produção de ruido. Por isso, tetrodos e pentodos geram mais ruido que os triodos. O ruído num alto-falante, que parece como um assobio ou uma queda de água, é causado por ruídos de válvulas.

O pentodo não possui a capacitância grade-placa indicada na Figura acima e é melhor para amplificar sinais de alta freqüência do que o triodo ou o tet rodo.

Resumo

  1. Uma válvula pentodo possui cinco eletrodos. Estes são: o catodo, a grade de controle, a grade auxiliar, a grade supressora e a placa.
  2. A grade supressora elimina o problema da resistência negativa do tetrodo.
  3. A grade supressora é negativa, com relação à placa. Ela repele os elétrons secundários de volta para a placa e impede os elétrons de irem para a grade de controle.
  4. Os pentodos são melhores que os triodos e os tetrodos para amplificação de altas freqüências.
  5. Uma desvantagem dos pentodos e dos tetrodos é que introduzem ruídos indesejáveis no sinal recebido.