o-que-e-um-transistor-bipolar-pnp

A Figura mostra uma outra maneira de obter um transistor. É chamado transistor bipolar PNP ou simplesmente transistor PNP. Você pode ver aqui que as tensões na base e no emissor são opostas aquelas indicadas na Figura que representava um transmissor bipolar NPN. As setas na Figura a mostram o fluxo das lacunas através do transistor. Observe que o fluxo das lacunas do emissor é em direção ao coletor negativo e à base negativa. No emissor e no coletor, as lacunas são portadoras majoritárias de carga. Isto porque a lacuna é considerada uma carga positiva. Lembre-se de que o elétron é atraído para tensões positivas e a lacuna é atraida pelas tensões negativas.

Corno no caso do transistor do tipo NPN, uma pequena corrente de base provoca uma alteração importante na corrente do coletor.

O símbolo para o transistor PNP está indicado na Figura b. Observe que a seta no símbolo indica para dentro. E preciso lembrar algo muito importante com relação a todos os simbolos usados para semicondutores ou componentes eletrônicos de estado sólido. A seta sempre indica uma região N no material. A linha vertical no símbolo representa a base do transistor bipolar. No tipo PNP (Figura b) o material de tipo N é usado para a base com a seta indicando em sua direção. No tipo NPN (Figura do transmissor bipolar) a seta indica em direção ao emissor que é feito de material do tipo N.

Resumo

  1. Existem dois tipos de portadores de cargas elétricas: elétrons negativos e lacunas positivas.
  2. No material do tipo N os elétrons são portadores majoritários de carga e as lacunas são portadoras minoritárias de carga.
  3. No material do tipo P as lacunas são portadoras majoritárias de carga e os elétrons são portadores minoritários de carga.
  4. O material do tipo N possui ambos os tipos de portadores de carga. Porém, os elétrons são os portadores principais de corrente.
  5. O material do tipo P possui ambos os tipos de portadores de carga; porém, as lacunas são portadoras principais de corrente.
  6. Os transístores bipolares possuem três eletrodos: emissor, base e coletor.
  7. Existem dois tipos de transistores bipolares: NPN e PNP.
  8. Os transístores bipolares usam ambos os tipos de portadores de carga — isto é,
    usam tanto elétrons como lacunas.
  9. Um transistor NPN normalmente opera com a base e o coletor positivos, com relação ao emissor.
  10. Um transistor PNP normalmente opera com a base e o coletor negativos, com relação ao emissor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>