» » O que é um Transistor JTEF

O que é um Transistor JTEF

A sigla JFET significa Junction fíeld Effect Transistor (transistor de junção com efeito de campo). E um tipo unipolar de transistor. Este nome deriva do fato de que a maioria dos portadores de cargas fluindo através do Transistor são ou somente elétrons (corno no caso do transistor JFET com canal N) ou apenas lacunas (como no caso do transistor JFET com canal P).

O princípio de operação do transistor JFET está indicado na Figura . Na Figura a você pode ver um transistor JFET com canal N. O material de tipo P é chamado região da porta e o material de tipo N é chamado o canal deste transistor. As três partes deste transistor são chamadas: a fonte, aporta e o dreno. Você pode comparar estes três elementos com aqueles de uma á}vula triodo como segue:

Fonte………………………..catodo

Porta…………………………grade

Dreno………………………placa

Se você comparar a operação básica do transistor JFET com canal N, da Figura a, com aquela da válvula triodo da Figura: (corrente de grade), poderá observar muita semelhança na operação dos dois componentes.

Em operação normal, o dreno que é o lado de saída é positivo. A corrente de elétrons flui através do canal N. O terminal da porta é ligeirameme negativo. Esta tensão negativa sobre a porta provoca a formação de um campo elétrico em volta da região da porta que está indicada como área sombreada na Figura a. Elétrons não podem passar através da área sombreada do campo. Quanto mais negativo for o terminal da porta, maior o campo e menor será a região através da qual os elétrons podem fluir. Desta forma, a corrente de elétrons é menor.

Eventualmente, poderia tornar o terminal da porta tão negativo que o campo iria abranger o transistor inteiro. Isto iria parar completamente o fluxo de elétrons. Neste transistor JFET a tensão sobre o terminal da porta controla o número de elétrons que podem deslocar-se através do componente. Em outras palavras, a tensão da porta controla a corrente do dreno. Portanto, o transistor JFET é um componente cujo funcinamento é comandado pela tensão (da mesma forma que urna válvula a vácuo•

A Figura b mostra um transistor JFET com canal P. A diferença entre os transislores JFET com canal N e com canal P é que o fluxo de corrente através do transistor JFET canal P consiste de lacunas e não de elétrons.

Também, a porta é formada de materia1 tipo P. O terminal da porta do transistor JFET com canal P é tornado positivo, com relação á fonte, e o terminal de dreno é tornado negativo com relação à fonte. A tensão positiva sobre a porta repele as lacunas. As lacunas não podem passar atra es do campo existente em volta da poria, que está indicado por uma área sombreada. Apesar dos portadores de carga dentro do transistor JFET do tipo P serem lacunas, a corrente do circuito externo ao transistor JFET consiste de elétrons.

Deveria notar que os dois strnbolos na Figura  diferem pela direção da seta do terminal para dentro ou para fora. A linha vertical no símbolo represema o canal. Você poderá notar que, na Figura a, o canal que é feito de material do tipo N tem a seta do terminal da porta na direção do canal. Na Figura b, o canal é de material tipo P e a seta do terminal da porta indica na direção oposta ao canal.

A tabela 3-1 descreve como o transistor JFET é polarizado e também como a tensão da porta afeta a corrente de dreno. E uma tabela muito importante, não apenas porque descreve as tensões e correntes do transistor JFET, mas, também, mostra as tensões e correntes para os transistores MOSFET do tipo reduçào que iremos estudar a seguir

Resumo

  1. Um transistor JFET é um componente unipolar (usa elétrons ou lacunas).
  2. Existem três eletrodos num transistor JFET. Estes são: afonte, a porta e o dreno.
  3. Num transistor JFET a corrente flui da fonte para o dreno através de um canal. O transistor JFET é identificado pelo tipo de material semicondutor em seu canal.
  4. Num transistor JFET com canal N, a porta é negativa e o dreno é positivo com relação à fonte.
  5. Transístores JFET com canal P são normalmente operados com a porta positiva e o dreno negativo. (As tensões são fornecidas com relação á tensão da fonte.)
  6. Um transistor JFET é um componente operado por tensão (igual a uma válvula a vácuo).

Gostou do que viu? Compartilhe!