» » O que é um transistor mosfet tipo aumento

O que é um transistor mosfet tipo aumento

Uma vez que existe uma região isolante entre a porta e o canal, é possível operar o transistor MOSFET com polarização direta na porta com relação ao canal. De fato, existe um tipo especial de transistor MOSFET que opera com polarização direta. A Figura 2 mostra um transistor MOSFETdo tipo aumento.

Neste componente, a região não-condutora, que é também conhecida como região de redução, é tornada tão extensa que impede qualquer fluxo de corrente no canal. A única maneira de obter fluxo de corrente através deste componente é aplicar uma tensão positiva sobre a porta. A tensão positiva diminui a região de redução ampliando assim a área através da qual a corrente pode fluir.

Figura 1

Compare os símbolos para o transistor MOSFET do tipo aumento na Figura 2 com aqueles do transistor MOSFET tipo redução na Figura 1. Observe que, num transistor MOSFET do tipo aumento, o canal está indicado por uma linha pontilha da. Isto mostra que não é um caminho completo para fluxo de corrente, a menos que uma tensão positiva seja aplicada na porta.

Figura 2

Compare as polaridades da tensão do transistor MOSFET de canal N tipo aumento na Figura 2 com aquelas sobre o transistor bipolar NPN na Figura 3 e poderá
observar que são operados com as mesmas.

Figura 3

Você poderá lembrar que, com o transistor bipolar NPN, a corrente de base deve fluir antes da corrente do coletor fluir. Porém, com o transistor MOSFET tipo aumento, uma tensão positiva é aplicada à porta para obter fluxo da corrente de dreno. Porém i, por causa da porta isolada, esta tensão não resulta em fluxo de correr.te na porta.

Gostou do que viu? Compartilhe!