» » O que é uma reistência negativa

O que é uma reistência negativa

Enquanto a adição de urna grade auxiliar reduz a capacitância entre a grade e a placa, isto produz um outro problema. E) problema está ilustrado na Figura . Neste grafico que representa a tensão E,, da placa do tetrodo e a corrente da placa 1,,, podemos observar que, quando a tensão da placa aumenta de O a 25 volts, a corrente da placa aumenta também até o ponto a.

Entre os pontos a e b, a corrente da placa diminui, apesar do fato de que a tensão da placa está ainda aumentando. Você sabe que, se socê aumenta a tensão sobre uma resistência, a corrente através da mesma aumenta. Porém, na Figura , podemos observar a região em que a tensão sobre a válvula aumenta mas a corrente da placa diminui, Isto é, às vezes, chamado resistência negativa, porque tem o efeito oposto de um aumento da tensão sobre um resistor.

A resistência negativa é causada pelo fato de que, depois da tensão ter atingido o ponto a, a corrente de elétrons torna-se suficientemente forte para arrancar elétrons da placa. Os elétrons liberados da placa são chamados de elétrons secundarios e eles fluem para a grade auxiliar positiva. O resultado disto é um aumento na corrente da grade auxiliar e urna diminuição na corrente da placa. Em outras palavras, mais elétrons irão agora para a grade auxiliar e menos elétrons para a placa.

Quando se atinge o ponto b na curva, a placa torna-se tão positiva que irá atrair os elétrons secundários, de modo que os mesmos não vão mais para a grade auxiliar. Por causa da região de resistência negativa na curva característica da Figura  o tetrodo não é adequado para certas aplicações.

Resumo

  1. Existem quatro eletrodos num tetrodo. Chamam-se catodo a grade de controle, a grade auxiliar e a placa.
  2. Algumas funções importantes da grade auxiliar são a redução da capacitãncia C1, de placa para grade e o aumento do ganho.
  3. A capacitância placa-grade num triodo limita seu desempenho em alia freqüência. A capacitância reduz um pouco o ganho.
  4. A desvantagem do letrodo é sua resistência negativa. Porém, proporciona maior ganho que o triodo.
  5. A resistência negativa ocorre quando os elétrons secundários da placa atingem a grade auxiliar. Isto aumenta a corrente da grade auxiliar e reduz a corrente da
    placa. Este efeito torna os tetrodos inadequados para certas aplicações.

Gostou do que viu? Compartilhe!