O que são os capacitores variáveis

Os capacitores varáveis são, geralmente, feitos com dielétrico de ar. A Figura abaixo mostra exemplos de capacitores variáveis. A capacitância é variada alterando a área das placas ou alterando a distância entre as placas. São identificados pela faixa de valores da capacitância através da qual o capacitor irá variar.

A faixa de capacitância pode ser ajustada com capacitores “triminer”ou capacitores “padder”. A Figura abaixo mostra a diferença entre um “trimmer” e um “padder”. Na Figura a, pode-se observar que o “trimmer” é ligado em paralelo com o capacitor ariáel, enquanto o “padder” da Figura b está ligado em série. A conexão “rimmer” é mais popular. Os capacitores usados como “trimmers” são feitos com dielétricos de ar, poliestireno, teflon, cerâmica ou mica.

Resumo

  1. Os capacitores são componentes que armazenam energia na forma de um campo eletrostático.
  2. Os capacitores são componentes que se opõem a qualquer mudança de tensão sobre seus terminais.
  3. Os capacitores são usados para armazenar energia, opondo-se à mudança na tensão, deixando passar altas freqüências e rejeitando baixas freqüências ou dividindo uma tensão.
  4. Os capacitores são classificados de acordo com sua capacitância, tensão máxima e, em alguns casos, seu coeficiente de temperatura e tolerância percentual.
  5. Os capacitores são identificados pelo tipo de material usado como dielêtrico. Exemplos disto são os capacitores de papel, capacitores de mica e capacitores
    de cerâmica.
  6. Os “trimmers” são pequenos capacitores variáveis colocados em paralelo com um capacitor variável maior.
  7. Os “padders” são pequenos capacitores variáveis, colocados em série com um capacitor variável maior.
  8. Os “trimmers” e “padders” são usados para ajustar a faixa de capacitância dos capacitores variáveis maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>