» » O que são transdutores e como eles são usados

O que são transdutores e como eles são usados

No estudo dos transdutores é importante conhecer o significado científico das palavras trabalho e energia. O trabalho é definido como o uso de uma força para movimentar um objeto, através de uma certa distância.

Matematicamente, trabalho = força x distância. Por exemplo, se 1 kg de força for usado para puxar um trenó a uma distância de 1 metro, o trabalho realizado será de 1 kgtn. Se você for um funcionário de escritório e gastar 8 horas por dia em sua mesa, pode sentir que está trabalhando. Porém, no sentido científico, não há realmente trabalho realizado porque você não está usando uma força para movimentar objetos através de uma certa distância. Por outro lado, se você empurrar unia caixa com uma força de 20 kg a uma distância de 15 metros, realizou um trabalho de 300 kgm (20 x 15 300).

E interessante notar que o volt usado em medições elétricas é definido como a quantia de trabalho usada para movimentar uma carga positiva do terminal negativo de uma fonte de tensão para o terminal positivo da mesma fonte. Desta forma o volt, como muitas outras unidades de medição em eletricidade e magnetismo, é baseado em leis básicas da ciência.

O termo energia também tem um significado básico quando usado em ciência. Por definição a energia é a capacidade de realizar trabalho. Nesta definição, o termo trabalho significa força x distância. Existem seis formas básicas conhecidas de energia: energia mecânica, energia térmica (calor), energia luminosa, energia química, energia nuclear e energia elétrica. A energia, em qualquer uma destas formas, é capaz de realizar trabalho, isto é, é capaz de movimentar um objeto através de unia certa distância.

Na eletrônica, preocupamo-nos com a medição e o uso da energia. Lm transdutor e um dispositivo que permite a energia de um sistema controlar a energia de um outro sistema. Para simplificar isto, você pode pensar num transdutor como um dispositivo que converte a energia de uma forma para outra.
Dois exemplos simples de transdutores estão indicados na Figura 1. O microfone é o exemplo de transdutor; ele converte energia sonora (uma forma de energia mecânica) em impulsos elétricos. Um alto-falante é um transdutor que converte impulsos elétricos em energia sonora.

Figura 1

Os transdutores são usados em circuitos eletrônicos para duas finalidades mui-. to importantes: para a medição e como sensores em circuito de controle.

Vamos, por exemplo, supor que desejamos medir a temperatura de algum ponto distante. Uma maneira de fazê-lo é a de converter a energia térmica em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos podem ser enviados através de um fio condutor e, em seguida, podem ser convertidos em leitura de um medidor.

Fazer medições a pontos remotos, como a medição acima descrita, é chamado telemetria. Neste exemplo, um transdutor é necessário para converter a energia térmica em impulsos elétricos.

Os transdutores também são usados como sensores. De fato, os termos transdutor e sensor são usados significando a mesma coisa. Vamos supor que desejamos controlar a temperatura de uma sala com um sistema elétrico que irá ligar o aquecedor quando a temperatura da sala estiver fria demais e desligá-la quando a sala estiver suficientemente aquecida. Para fazer isto, você precisa de algum tipo de sensor ou transdutor que irá transformar a temperatura da sala num sinal elétrico para controlar o aquecedor.

Gostou do que viu? Compartilhe!