O que são transistores mosfet tipo P

Como podia se esperar, urna vez que é possível ter um transistor MOSFET tipo N, é também possível ter transistores MOSFEI tipo P. Os transistores MOSFET tipo P são indicados na Figura 1. Observe que o transistor MOSFET de canal P tipo redução (Figura 1a) possui polaridades de tensão apostas àquelas do transistor MOSFET de canal N (vide Figura 3).

Com exceção desta diferença, a operação dos componentes de canal N e de canal P é bastante semelhante. As setas nos símbolos do transistor MOSFET de canal P tipo redução (Figura 1a) e do transistor MOFET de canal P tipo aumento (Figura 1b) indicam em direção oposta ao canal porque este é feito de material tipo P. Você deve lembrar que estas setas normalmente indicam em direção do material N e em direção oposta ao tipo P.

Figura 1

 

O transistor MOSFET de canal P tipo aumento está indicado na Figura 1a. Compare as polaridades da tensão com a Figura 2. Neste componente, é preciso ter uma tensão negativa, tanto sobre a porta corno sobre o dreno (mais negativo) para pôr o mesmo em operação. Em outras palavras, você precisa, em primeiro lugar, aplicar uma tensão negativa sobre a porta para iniciar o fluxo de lacunas do componente. Não é possível obter um fluxo de corrente num transistor MOSFET tipo. aumento de canal N 011 P sem a presença de tensão na porta. Num transistor MOSFET de canal P tipo aumento as tensões da porta e do dreno são negativas em operação normal. Num transistor MOSFET de canal N tipo aumento as tensões da porta e do
dreno são positivas em operação normal.

Figura 2

Figura 3

Tabela

Resumo

  1. Os transistores s1OSFET eram originalmente chamados transistores com efeito de campo com porta isolada por causa da camada isolante entre sua porta e o canal.
  2. O material isolante entre a porta e o canal é um metal-óxido semicondutor. Daí o nome MOSFET
  3. Existem dois tipos de transistores MOSFET, tipo redução e tipo aumento. Ambos são produzidos com canal N ou canal P.
  4. Num transistor MOSFET tipo redução a poria e o dreno são operados com tensões de polaridades opostas.
  5. Num transistor MOSFET tipo aumento a porta e o dreno são operados com tensões da mesma polaridade.
  6. A tabela 3-1 é aplicável a transistores JFET e MOSFET de redução mas não a transistores MOSFET de aumento.