Osciloscopio de leds

Este circuito permite a visualização das formas de ondas de sinais de baixa freqüência (até algumas dezenas de quilohertz) com uma definição que depende da qualidade de LEDs usados, no caso, 100 unidades.
O LM3914 funciona como um indicador de ponto móvel, onde o ponto desloca-se para cima e para baixo de acordo com a variação da intensidade do sinal aplicado à entrada.
Os ajustes são feitos em P¹ e P2 que estabelecem os limites desta execução em função da amplitude dos sinais que devem ser observados. Já os transistores T¹ e T² cada qual conduz em um ciclo de sinal, desta forma, o T¹, (PNP) quando conduz, derruba a tensão de 2,5 V ao um nível corresponde à amplitude do sinal, Enquanto T² (NPN) aumenta desta tensão acima dos 2,5 V presentes na entrada do 3914 apresentando desta forma, as formas de onda do sinal já que o ponto zero é no centro, conforme ajustada a tensão em P¹.
A varredura junto com oscilação para cima e para baixo, faz com que o sinal de entrada seja “desenhado” na matriz de LEDs, isso através de um seqüencial com o circuito integrado 4017.
A freqüência de varredura é ajustada num potenciômetro de 47 Kº ligado a um astável com o conhecido circuito integrado 555. Veja que este oscilador não é gatilhado, de modo que o ajuste do ponto de varredura que permita uma melhor observação de um sinal. Um melhoramento para este projeto seria incorporar um oscilador gatilhado para está finalidade, caso em que uma imagem astável seria facilmente obtida.
Alimentação do circuito é feita com uma tensão de 5 V e os LEDs são todos comuns, vermelhos ou outra cor. Para melhor definição da imagem, eles devem ser montados o mais próximo possível.

2 thoughts on “Osciloscopio de leds

  1. kleber disse:

    Observações para o projeto OCILOSCOPIO DE LEDS;

    Montei o circuito acima para entrega em curso técnico. As caracteristicas observadas no circuito foram:
    - Os leds acendem fracos ( Usei vermelhos ) para observações era necessário apagar as luzes do ambiente, não detalhei o pq.
    - O resistor do esquema R5 330k foi subistituido por 3.4k +- 1% de acordo com o datasheet do lm3914; (Pagina 9 do datasheet da national)
    - Fizemos variações no capacitor do 555 para visualizar melhor a varredura.
    - O circuito funciona com apenas algumas freqüências em torno de 50 a 120 hz, não tentei variar o capacitor de entrada.
    - Como não possui um pulso de sincronismo não fixa a onda, visualiza algo mas sempre em movimento.
    - Os ajustes pelos potenciometros ou gerador de função (Sinal) tem de ser efetuados com pericia, é difícil fixar os valores com vizualização.
    - Se necessitarem do layout da placa, posso enviar-lhes uma foto da placa. Visto que não elaborei o layout. O projeto ficou com um dos componentes do grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>