» » Para que são usados os resistores

Para que são usados os resistores

No que diz respeito à sua capacidade de conduzir corrente elétrica iodos os materiais podem ser classificados como isolantes, semicondutores ou condutores. Isolantes como borracha e vidro não deixam facilmente passar uma corrente elétrica. Os condutores como o cobre e o-alumínio deixam passar uma corrente sem quase nenhuma oposição. Os semicondutores deixarão passar uma corrente elétrica, porém com alguma oposição. Um resistor é um exemplo de um componente semicondutor.

Toda vez que uma corrente flui através de um resistor ocorrem dois efeitos:

  • Sempre há produção de calor.
  • Sempre ocorre uma queda de tensão.

Existem três aplicações principais para resistores. Você deve sempre lembrar- se disto ao estudar circuitos eletrônicos.

  • Os resistores são usados para limitar corrente.
  • Os resistores são usados para introduzir uma queda de tensão.
  • Os resistores são usados para gerar calor.

Quais São os Componentes de Dois Terminais em Circuitos Eletrônicos ?

Na Figura a cima a velocidade do motor de corrente contínua é controlada mudando a intensidade da corrente que passa através do mesmo. Quando a chave está na posição “Desliga” não há nenhum fluxo de corrente e o motor pára. Quando a chave é girada para a posição “ALTA VELOCIDADE”, não há resistência no circuito e a corrente máxima flui através do motor. Nestas condições, a velocidade do motor é máxima.

Quando a chave está ligada para a posição “BAIXA VELOCIDADE”, a corrente do motor deve fluir através do resistor R. O efeito do resistor é reduzir a corrente através do motor e isto reduz a velocidade do motor. O resistor R é usado para limitar o fluxo de corrente.

A Figura b mostra como um resistor pode ser usado como divisor de tensão.

Uma lâmpada de 3 volts deve ser ligada a uma fonte de 12 volts. Se você ligar a lâmpada diretamente à bateria ela irá queimar-se. Ligando-a em série com o resistor R, conforme indicado na ilustração, a lâmpada não irá queimar-se. A queda de tensão sobre o resistor é de 9 volts e os 3 volts restantes sofrem queda sobre a lâmpada. Observe que a soma das quedas de tensão deve ser igual à tensão aplicada que é de 12 volts neste caso. Isto é sempre certo.

A Figura a mostra como um resistor pode ser usado para gerar calor. O invólucro tracejado é uma estufa para cristal. Um cristal é um componente vibratório que produz uma freqüência alternada muito exata, porém somente se sua temperatura for mantida a um valor constante. Um cristal, um resistor e um sensor são alojados na estufa para cristal. A corrente através do resistor produz calor. O sensor determina quando a corrente do resistor precisa ser ligada ou desligada, de modo que a temperatura na estufa não seja nem alta nem baixa demais.

Gostou do que viu? Compartilhe!