Pisca pisca de 20 leds para árvore de natal

Este circuito apresenta diversas características que o tornam muito interessante para está decoração. Uma delas é o custo já que ele não usa transformador nem componentes caros. O outro é a simplicidade já que utiliza-se de uma fonte sem transformador e as piscadas são determinadas por um oscilador muito simples com base em apenas dois transistores.
O autor do projeto usou vários dias sem problemas e o consumo de energia é bastante baixo. Pela figura vemos que a freqüência do circuito é determinada basicamente pelos capacitores de 100 uF no multivibrador que podem ser alterados. Em cada serie são usados 20 LEDs que, pelas características de auto-limitação de corrente no circuito não precisam de resistores em serie. O maior cuidado com a montagem refere-se a escolha dos capacitores de 1,5 uF que devem ter uma tensão de isolamento de pelo menos 250 V e ser do tipo poliéster metalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>