Portão automático

Este circuito de portão eletrônico pode ser montado com facilidade, pelo uso de componentes comuns. Sua alimentação é feita com 12 V, ele tem por base dois 555 e um 4022 (contador/divisor por 8).
O Cl, tem por função determinar o tempo de abertura e fechamento. O trimpot de 500 kº faz este ajuste .
O Cl³, tem por função fazer uma contagem até 4, o que dará os ciclos de operação do portão, como: repouso, abrir, repouso e fechar de acordo com comutação externa.
O Cl¹ tem por função estabelecer o tempo de repouso, ajustado no trimpot correspondente. O jumper no pino 4 manterá o portão em repouso quando ele estiver todo aberto, bastando para isso retira-lo do circuito.
Desta forma, o circuito funcionará com um único pulso de S¹, o qual autorizará o portão a abrir até o final e o temporizará em seguida, para depois haver sua volta. No final do ciclo há o desligamento automático para a espera de novo pulso de comando.

3 thoughts on “Portão automático

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>