» » Protetor de cc ajustável

Protetor de cc ajustável

Os aparelhos que são ligados à fonte de alimentação de 12 V podem queimar-se com facilidade se houver uma alteração desta tensão.

Normalmente os equipamentos destinados ao uso automotivo suportam tensões de até 15 V, muitos deles possuindo um diodo protetor que se queima quando a tensão ultrapassa XIa’OT. No entanto, nem sempre a proteção existente é eficiente, correndo-se o risco de se ter um equipamento caro danificado por excesso de tensão. O circuito apresentado aqui aciona um relé de proteção quando a tensão de saída de uma fonte ultrapassa o valor ajustado em P1.

Ele possui uma indicação escalonada de modo que acende o primeiro LED no valor normal, e depois os seguintes até se obter o fechamento do relé, que desativa a fonte e acende o LED4 de alerta. A fonte deve ser ajustada para que apenas o LED1 (verde) acenda quando sua saída estiver com a tensão normal. O transistor TIP31 ou 2N30555 deve ser dotado de radiador de calor. No exemplo mostrado colocamos na saída um ‘rádio”, se a fonte for usada para alimentar um rádio automotivo.

Gostou do que viu? Compartilhe!