» » Quais são as polaridades das tensões de polarização

Quais são as polaridades das tensões de polarização

Alguns dos dispositivos amplificadores exigem uma tensão de polarização positiva no eletrodo de controle, enquanto outros exigem uma tensão de polarização negativa.

Quando você estiver procurando defeitos num circuito eletrônico, um dos métodos importantes que irá usar consiste em medir a tensão de polarização. Será necessário que você saiba se esta tensão deveria ser positiva ou negativa, antes de medi-la.

Você deve esforçar-se para memorizar as polaridades das tensões sobre os vários eletrodos dos dispositivos amplificadores. Para tornar isto mais fácil, resumimos as tensões típicas na Figura 1. Todos os dispositivos amplificadores que exigem uma tensão positiva no eletrodo de controle são indicados na primeira coluna e aqueles que exigem uma tensão negativa sobre o eletrodo de controle são indicados na segunda coluna. Na mesma ilustração indicamos a polaridade da tensão sobre os eletrodos de controle, de saída e de entrada (catodo, emissor, fonte).

Figura 1

A tensão sobre o eletrodo de entrada é sempre considerada zero com referência às outras tensões sobre os eletrodos. Para alguns dispositivos como os transistores bipolares NPN, você irá notar um sinal positivo sobre a base e um sinal positivo duplo sobre o coletor.

Isto significa que as tensões do coletor e da base são positivas. Porém, o coletor é mais positivo que a base. A mesma relação existe para os transistores com efeito de campo do tipo aumento.

Resumo

  1. Válvulas e transistores não são operados continuamente à corrente contínua máxima de saída.
  2. A tensão contínua de polarização na grade de uma válvula a vácuo determina o valor da corrente contínua de placa.
  3. A corrente contínua de placa será menor que o valor máximo possível quando existe uma polarização contínua da grade.
  4. A corrente contínua de polarização que flui no circuito da base de um transistor bipolar determina o valor da corrente contínua do coletor.
  5. A corrente contínua do coletor será menor que o valor máximo possível quando há uma corrente continua normal de polarização da base.
  6. A tensão contínua de polarização de um transistor FET será menor que o valor da corrente contínua de dreno.
  7. A corrente contínua de dreno de um transistor FET será menor que o valor máximo possível quando há uma tensão contínua normal de polarização da porta.
  8. Uma vez que a corrente contínua de saída é menor que o valor máximo possível, a mesma pode ser aumentada ou diminuída por um sinal.

Gostou do que viu? Compartilhe!